quinta-feira , 20 junho 2024
Home / Nacional / Colegiado de Agricultura da Amosc se reúne para avaliar 2021
Fotos: Assessória/AMOSC

Colegiado de Agricultura da Amosc se reúne para avaliar 2021

O Colegiado de Agricultura da Amosc – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, se reuniu nesta semana, em Pinhalzinho, para avaliar o ano de 2021. Um dos assuntos tratados no encontro foi a estiagem, pois já está causando perdas no setor agrícola e ainda há previsões que indicam baixas quantidades de chuva para este fim de ano, que afetará a colheita dos grãos.

“A estiagem continua afetando toda a região e comentamos sobre as perdas na agricultura. Na semana passada todos os municípios recebemos equipamentos e alguns recursos para amenizar esses impactos. Para Pinhalzinho, avaliamos que o ano na agricultura foi bom, mas, começamos a nos preocupar com o ano após as previsões indicarem que não teremos chuvas significantes para esse mês. Apesar das previsões, encerramos o ano de certa forma bem”, ressaltou o coordenador do colegiado, Honorino Dalapossa, secretário de agricultura de Pinhalzinho.

O diretor-executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Meio-Ambiente (Cidema), Morciel de Araújo, falou sobre a escassez de água para a agricultura e alternativas que podem diminuir os impactos aos produtores. “Debatemos sobre a questão hídrica, a falta de água que estamos vivendo há dois anos devido a poucas chuvas que estão acontecendo. Levantamos algumas demandas e fizemos uma avaliação do que cada município recebeu do governo do Estado. O ano de certa forma foi bom, sofremos com a escassez de água e com o aumento dos insumos. Mesmo assim, a economia mais forte foi a da agricultura”, afirma Morciel.

Também foram debatidas novas demandas e a busca de parcerias para concretizar projetos para o próximo ano. Ficou definido ainda, que as reuniões do Colegiado de Agricultura serão realizadas em forma de rodízio, no município que compõem a AMOSC.

Fonte: Assessória/AMOSC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Semana Cultural Indígena tem exposições, comida, artesanato e apresentações

Acontece, entre os dias 18/04/2022 a 22/04/2022, a Semana Cultural Indígena nas Aldeias Kondá e ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.