sexta-feira , 12 julho 2024
Home / Destaque / Camisa com células solares pode recarregar gadgets
Potência das células carregam smartphones e câmeras fotográficas .

Camisa com células solares pode recarregar gadgets

Hoje o mundo da moda está cada vez mais vinculado ao da tecnologia. Dar novas funcionalidades às roupas que usamos passou a ser uma inspiração para inúmeros estilistas e criadores.

A camisa solar criada pela designer de moda Pauline van Dongen, em colaboração com o centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia Holst Center e o instituto de pesquisa TNO, carrega o pressuposto da tecnologia aliada ao vestuário.

A blusa usa 120 células solares em pequenas películas que são costuradas no tecido e são capazes de produzir 1 watt de energia quando em contato com a luz do sol. Essa potência é suficiente para carregar smartphones, mp3 players, câmeras fotográficas e outros gadgets. Ela possui ainda uma conexão USB, que torna possível a conexão entre o aparelho a ser carregado e as películas.

Mesmo fora do contato com a luz do sol, a blusa tem a capacidade de manter a bateria que já foi carregada. Quando o aparelho já está totalmente carregado, a energia produzida fica armazenada para uso posterior.

As células solares foram pensadas para contribuir com o design e beleza da peça e seguem uma padronagem geométrica. Elas podem ser montadas e costuradas de diversas formas e dão liberdade ao estilista que, por ventura, venha a trabalhar com o material.

A blusa também conta com a facilidade de poder ser lavada na máquina como qualquer outra peça de roupa e é, ainda, um belo convite para que estejamos cada vez mais próximos do sol e de toda a energia que ele pode nos dar.

Conheça o site da estilista Pauline van Dongen.

Divulgação: pensamentoverde.com.br

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Nadal cobra Governo Federal e faz repasse a municípios

O governador em exercício, deputado Mauro de Nadal (MDB), e o também deputado estadual Ivan ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.