quinta-feira , 18 julho 2024
Home / Política / Valdir Cobalchini é diplomado deputado federal
Fotos: Eduardo valente/ Alesc

Valdir Cobalchini é diplomado deputado federal

O deputado Valdir Cobalchini (MDB) foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para ocupar pela primeira vez uma cadeira na Câmara Federal. A solenidade ocorreu no final da tarde desta segunda-feira (19), na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

“Hoje foi um dos dias mais felizes em minha vida, ao lado de minha família. Sei da responsabilidade que me espera, e sou grandiosamente grato por cada voto de confiança depositado em mim. Retribuirei a todos, tendo votado em mim ou não, sendo um grande defensor da nossa terra, com humildade, honestidade, transparência e muito trabalho. Juntos, vamos seguir construindo uma Santa Catarina ainda mais forte, próspera e repleta de encantos”, disse Cobalchini.

Valdir Cobalchini nasceu em São Lourenço do Oeste, filho de João Cobalchini e Alivia Cobalchini. Formado em Direito pela Universidade do Contestado, é casado com Lívia Cobalchini e pai de três filhos: João, Stephanie e Lucas.

Iniciou sua carreira política na década de 1980 em Brasília, atuando no gabinete do Senador da República Casildo Maldaner. Em 1988, já em Santa Catarina, foi nomeado Diretor Geral da Secretaria de Estado dos Negócios do Oeste, posto no qual ficou até 1990. Entre 1994 e 1997, atuou como chefe de gabinete do então governador do estado, Paulo Afonso.

Já na década de 2000, assume seu primeiro cargo eletivo, quando substituiu o deputado estadual Moacir Sopelsa em virtude de seu afastamento. No entanto, permanece na Assembleia Legislativa durante apenas um mês, em janeiro de 2003. Após isso, no mesmo ano, assume o cargo de Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador, no qual permaneceu até 2008.

Enquanto ocupava essa posição, foi eleito suplente para a Assembleia Estadual nas eleições de 2006, vindo a assumir uma cadeira em 2009. Ainda em 2009, foi nomeado Secretário de Estado de Coordenação e Articulação Política (atual Casa Civil), além de presidente dos conselhos de administração da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB) e do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC), nos quais permaneceu até 2010.

Em 2010, foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Durante seu mandato, ocupou os cargos de Secretário de Estado da Infraestrutura e presidente do conselho de administração do Departamento de Transportes e Terminais (DETER). Cobalchini veio a ser reeleito novamente nas duas eleições seguintes, em 2014 e 2018, sendo nas três ocasiões o candidato mais votado de seu partido (MDB). Em seu último mandato, atuou como líder do Governo na Assembleia e também líder da bancada do seu partido, o MDB, além de Coordenador da Bancada do Oeste na Assembleia Legislativa.

O parlamentar obteve 98.124 votos nas eleições de outubro, sendo o deputado federal mais votado do partido.

Além dos deputados estaduais e federais também foram diplomados governador, vice-governadora e senador.

 

Fonte: Assessoria/ALESC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

PELO ESTADO – Entrevista: Isabel Baggio, presidente do Banco da Família e ABCRED

“Acreditamos que governança, preocupação ambiental e atuação social têm força para impulsionar os negócios” Isabel ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.