sexta-feira , 29 março 2024
Home / Destaque / Mini turbina em forma de tulipa gera energia eólica em cidades
Foto: Flower Turbines

Mini turbina em forma de tulipa gera energia eólica em cidades

A tecnologia permite gerar energia limpa em qualquer direção e de forma silenciosa.

Espalhar pequenas turbinas eólicas em áreas urbanas para gerar energia renovável. É o objetivo da empresa norte-americana Flower Turbines, que desenvolve turbinas que imitam o formato de tulipas.

A tecnologia, já patenteada, permite gerar energia limpa em qualquer direção e de forma silenciosa. Ou melhor, o ruído é de tão baixa frequência que é indetectável para humanos. Este ponto é essencial para que o modelo possa ser instalado em qualquer local, até mesmo próximo a residências urbanas.

Também por seu formato de tulipa, a turbina pode evitar acidentes com pássaros – reclamação comum entre os críticos da energia eólica.

Exemplo de aplicação. Imagem: Flower Turbines

Atualmente, as “tulipas giratórias” estão disponíveis em três modelos, que diferem pelo tamanho, eficiência e objetivo do cliente.

Exemplo de aplicação. Imagem: Flower Turbines

 

A menor turbina mede apenas um metro e é uma alternativa “fora da rede” para momentos onde se faz necessário o uso de energia, é o caso de quem costuma acampar, por exemplo.

Já o modelo médio possui três metros. Segundo a companhia, é o mais popular para usos residenciais ou pequenas empresas. As lâminas são feitas de fibra de vidro e o modelo é vendido com um gerador, um controlador de carga, bateria (carga extra) e um inversor de rede.

“Graças ao seu tamanho compacto, a turbina pode ser instalada no solo ou em telhados planos suficientemente fortes. É a combinação perfeita entre custo-benefício e produtividade”, garante a Flower Turbines.

Foto: Flower Turbines
Por fim, o terceiro modelo possui 6 metros de altura e é uma opção para a produção de energia em maior escala. Esta turbina é pensada para ser instalada em telhados mais fortes, assim como estacionamentos e áreas não utilizadas. Segundo a desenvolvedora, instalar várias turbinas próximas aumenta sua produtividade. O desempenho neste caso pode ser de 20 a 50% melhor.

A empresa testa usos diversos para sua tecnologia. Exemplo disso, é a criação de estações de carregamento de bicicletas elétricas abastecidas por energia solar e eólica.

Foto: Flower Turbines
Foto: Flower Turbines

O produto foi desenvolvido por Daniel Farb, que cresceu em uma casa onde seu pai escrevia artigos que popularizaram o movimento de conservação nos Estados Unidos.

Foto: Flower Turbines
Amante da natureza, ele tem paixão por combinar o mundo clean e beleza – o que deu origem às turbinas em forma de tulipa.
Foto: Flower Turbines

Fonte: Marcia Sousa / Ciclovivo

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Projeto “Rota da Leitura” é lançado pela Secretaria Municipal de Educação

Na terça-feira (26), ocorreu o lançamento do projeto “Rota da Leitura”. A cerimônia foi realizada ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.