sexta-feira , 12 julho 2024
Home / Saúde / Fibromialgia é tema de palestra em Chapecó
Fonte: PMC

Fibromialgia é tema de palestra em Chapecó

“Vivendo com Fibromialgia”. Esse foi o tema de uma palestra organizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, nesta segunda-feira (27) no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês e que reuniu profissionais de saúde, familiares e pacientes com Fibromialgia. Os palestrantes foram: a Psicóloga Bruna Bertollo, o Médico Reumatologista João Menta Filho e o Educador Físico Thiego Socoloski,

A fibromialgia é uma síndrome que se manifesta, principalmente, através de dores no corpo por pelo menos 3 meses. Para a doença existe tratamento disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, a Secretaria de Saúde apoia a campanha do Fevereiro Roxo, o mês é conhecido pela conscientização para a Fibromialgia.

De acordo com o médico reumatologista, João Carlos Menta Filho, que atua na Policlínica Municipal de Chapecó, os pacientes que apresentarem sinais e sintomas da Fibromialgia, ou que apresentem fatores de risco para o desenvolvimento dela, podem procurar atendimento nos Centros de Saúde da Família. Após a avaliação, havendo necessidade clínica, o paciente poderá ser encaminhado para o atendimento especializado que no município é disponibilizado na Policlínica Municipal, que fica localizada na Rua Jorge Lacerda, no centro de Chapecó.

Fibromialgia

O médico explica que a Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dor no corpo por pelo menos 3 meses. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Entre os sintomas e sinais da Fibromialgia estão: dores generalizadas em músculos e articulações, cansaço e sono não reparador; alterações de humor, como ansiedade e depressão; alteração de concentração e memória, as sensações estão amplificadas, como dor abdominal, queimações e formigamentos, problemas para urinar e dor de cabeça.

Sobre o tratamento, o médico explica que ele tem como meta é aliviar os sintomas com melhora na qualidade de vida. Não traz deformidades ou sequelas nas articulações e músculos, mas os pacientes apresentam uma má qualidade de vida. O principal tratamento da fibromialgia é o exercício aeróbico, associado com: medicações para alívios das dores (relaxantes musculares, antidepressivos e analgésicos), acunpuntura e psicoterapia cognitiva-comportamental.

Atualmente, pelo SUS, Chapecó tem três reumatologistas atendem os pacientes, e que, cada um, realiza aproximadamente 40 atendimentos por semana de pacientes com doenças reumatológicas, dentre elas a fibromialgia.

 

Fonte: Imprensa/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Vigilância em Saúde faz quatro mutirões contra a dengue na semana

A Vigilância em Saúde Ambiental da Prefeitura de Chapecó programou quatro mutirões de combate ao ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.