sexta-feira , 12 julho 2024
Home / Geral / Campanha coleta 402 pneus usados em ação de logística reversa

Campanha coleta 402 pneus usados em ação de logística reversa

A Rua Coberta foi palco da 2ª edição de coleta de pneus inservíveis, na última quinta (18). Somando com o volume recebido na 1ª edição, promovida no dia 4 de maio, a iniciativa, organizada pela a Secretaria Municipal de Gestão Urbana, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, viabilizou a arrecadação de 402 pneus.

Geralmente, eles são descartados de forma irregular gerando uma série de impactos negativos. A destinação ambientalmente correta para a logística reversa evita danos significativos ao meio ambiente e à saúde pública.

Graças ao convênio com o “Programa Penso, Logo Destino”, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e a constante preocupação da Administração, a campanha de arrecadação de pneus inservíveis será realizada com maior frequência em Concórdia.

Além disso, também estão previstas ações de recolhimento de lixos eletroeletrônicos e uma programação especial para o Junho Verde, mês inteiro dedicado à sensibilização e conscientização ambiental.

Os números confirmam a importância da logística reversa de pneus

No Brasil, conforme dados divulgados pela SEST SENAT, são descartados, em média, 450 mil toneladas de pneus por ano. O volume equivale a 90 milhões de unidades de pneus para carros de passeios.

Como a decomposição demora cerca de 600 anos na natureza, os pneus provocam entupimento de rios e redes de esgotos e se tornam criadouros de insetos transmissores de doenças. Quando incinerados, se transformam em agentes da poluição atmosférica. Além disso, eles ocupam um espaço considerável nos aterros sanitários.

Neste contexto, a logística reversa, adotada pela Administração contribui para evitar esses prejuízos no meio-ambiente.

Sobre o programa

Em Concórdia, as ações do“Programa Penso, Logo Destino (PLD)” começaram após a assinatura do convênio de adesão entre o Município de Concórdia e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina. A região da Amauc conta com a adesão de 100% dos municípios. O programa é focado no envolvimento e na conscientização das pessoas sobre a disposição correta dos resíduos sólidos.

 

Sobre Ana

Veja Também

Nova rotatória na esquina das ruas Pará e Borges de Medeiros

A Diretoria de Segurança Pública da Prefeitura de Chapecó implementou uma rotatória provisória na interseção ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.