domingo , 23 junho 2024
Home / Destaque / Vigilância orienta população sobre nova espécie de escorpião
Foto: PMC

Vigilância orienta população sobre nova espécie de escorpião

A Vigilância em Saúde Ambiental de Chapecó orienta a população para tomar cuidado com uma nova espécie de escorpião que foi encontrada no município, nesta semana.
O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é um escorpião típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. É a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças. Possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro.
Segundo o biólogo da Vigilância em Saúde Ambiental do Município, Junir Lutinski, foram encontrados cinco escorpiões, um adulto e quatro filhotes, num estabelecimento na região Sul da Cidade.
Ele acredita que o animal, que nunca tinha sido visto em Chapecó, tenha vindo no transporte de mercadorias, em caixas ou pallets.
“Já tínhamos o registro de pelo menos outras duas espécies, com menos potencial de acidente, mas o escorpião amarelo é a primeira vez. Esta é uma das espécies mais importantes do ponto de vista de saúde pública, pois é uma espécie das mais peçonhentas. Por isso recomendamos cuidado no manuseio de produtos, frutas e verduras, no quintal, na horta, ao mexer em entulhos, tijolos e pedras. Também dentro de casa, ao mexer em móveis. O escorpião tem hábitos noturnos e pode passar despercebido”, disse Lutinski.
Ele também recomenda manter camas e berços afastados da parede, pois o escorpião e também outras espécies, como aranhas, podem subir na parede e cair na cama, causando acidentes.
Na quinta-feira à noite duas biólogas da Secretaria de Estado da Saúde, uma bióloga da Vigilância em Saúde Ambiental do município e Agentes de Combate a Endemias fizeram uma varredura próximo ao local onde foram encontrados os escorpiões, fazendo também a orientação para a população.
Quem avistar um escorpião deve ligar para a Vigilância, nos telefones 49-3319-1404 ou 3319-1407. Quem for picado deve buscar atendimento em uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Fonte: PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Competições Matemáticas na Rede Municipal são tema de Podcast

Na terça-feira (18), foi realizada uma live sobre as Competições Matemáticas na Rede Municipal de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.