sexta-feira , 19 julho 2024
Home / Destaque / Universidade Gratuita: diálogo necessário
Foto: Vicente Schmitt / Agência AL

Universidade Gratuita: diálogo necessário

Esta semana, a Secretaria do Estado da Educação anunciou que já foram concedidas 4,5 mil bolsas de estudos no primeiro semestre de funcionamento do programa Universidade Gratuita. Contudo, o governo já percebeu que alguns ajustes serão necessários para a continuação do programa.

De acordo com os números apresentados pela presidente da Acafe, a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, 52% dos recursos totais enviados pelo governo foram destinados para estudantes de Medicina, mas isto beneficiou somente 21% dos estudantes. Para corrigir o “problema”, uma das soluções seria realizar a alteração na forma do cálculo do índice de carência proposta pelo Estado.

Mas para realizar as mudanças necessárias, será preciso aprovar uma lei na Alesc, o que deve acontecer somente em 2024.

Diante das informações divulgadas, a Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC) enviou um comunicado, enfatizando que acabou acontecendo o que eles sempre defenderam: “o debate sobre o tema foi açodado e há necessidade de maior diálogo para que se construa um modelo de programa sustentável, que alcance o maior número possível de estudantes que realmente precisam do apoio do Estado para completar sua formação”.

 

 

Foto: Agência Brasil

Flávio Dino no STF

Na noite desta quarta-feira, 13, o Senado aprovou a indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF), seguindo a tradição de chancelar todos os nomes escolhidos pelos presidentes da República desde a Constituição de 1988. Depois de uma sabatina de quase 10 horas, a aprovação foi pelo placar de 47 a 31. Já a indicação do subprocurador-geral da República Paulo Gonet para chefiar a Procuradoria-Geral da República (PGR) foi aprovada por 65 votos a 11.

Os senadores catarinenses Esperidião Amin (PP), Jorge Seif Junior (PL) e Ivete da Silveira (MDB) votaram contra a nomeação de Dino ao STF.

 

Homenagem

Dois contadores receberam, na tarde desta quarta-feira (13), a maior honraria concedida à classe no estado: o Prêmio Destaques da Contabilidade, do Conselho Regional de Contabilidade de SC. José Sidney Ribeiro Esmério, de São José do Cerrito, e Ardinete Rover, de Joaçaba, têm em comum a intensa atuação em prol do ensino superior de ciências contábeis, ele em universidades como a Uniplac e Feplac, ela na Unoesc. Os seus nomes foram indicados em votação aberta, pelos colegas, ao longo de dois meses, por conta dos relevantes serviços prestados à contabilidade e à sociedade.

 

Detran

Após aprovação da admissibilidade em Plenário, a Comissão de Constituição e Justiça deliberou, em reunião extraordinária, realizada na quarta-feira, 13, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que prevê a reestruturação do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC). A PEC transforma o órgão em uma autarquia (sem vínculo com a Secretaria de Segurança Pública), que terá a atribuição de execução dos serviços administrativos relacionados ao trânsito, competência que não ficaria mais sob a responsabilidade da Polícia Civil.

 

Preocupante

O aumento do gasto público e a falta de um compromisso efetivo com o cumprimento da meta fiscal para 2024 preocupam a indústria catarinense, alertou o presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, durante coletiva de imprensa em que apresentou o balanço econômico anual da entidade, na quarta-feira, dia 13.

Mario argumentou que a condução da política fiscal não pode ser contaminada por interesses políticos por gerar um ambiente de incertezas que afeta a confiança do industrial e, por consequência, os investimentos. No caso de Santa Catarina, o índice que mede a confiança está há praticamente um ano abaixo da linha dos 50 pontos, o que indica falta de confiança do empresário.

 

Ressarcimento

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou nesta quarta-feira, 13, o ressarcimento dos investimentos que Santa Catarina fez nas rodovias federais, transferindo recursos para o Governo Federal. A proposta deve ser apreciada na semana que vem. O artigo-175-A, do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) diz o seguinte: “na hipótese de transferência de recursos de ente federado para execução de obras de responsabilidade da União, o montante equivalente deverá ser utilizado para abatimento da dívida com o Tesouro Nacional”. O senador Esperidião Amin (PP), que vem lutando por esses direitos para SC, comemorou a aprovação.

 

Estação Verão

O governador Jorginho Mello e a vice-governadora Marilisa Boehm lançam nesta sexta-feira, 15, a Estação Verão 2023/2024. Trata-se de uma das maiores forças-tarefas do Governo do Estado para garantir serviços e segurança durante a temporada de verão em Santa Catarina. Com trabalho integrado, secretarias de Estado, Casan e Celesc, além das forças de segurança apresentarão suas principais ações para atender moradores e turistas, especialmente no litoral catarinense, região que mais atrai visitantes nessa época do ano.

Produção e Edição: ADI/SC Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes.
Contato: peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Atentando a Trump desponta seu favoritismo

O tiro que acertou o Donald Trump no último final de semana, e que acabou ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.