terça-feira , 21 maio 2024
Home / Destaque / Secretários de Educação da AMOSC participam do VI Fórum Estadual da Undime
Foto: Assessoria/AMOSC

Secretários de Educação da AMOSC participam do VI Fórum Estadual da Undime

 

Os secretários municipais de Educação dos municípios que abrangem a AMOSC (Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina) participaram em Florianópolis nestas, quinta e sexta (05 e 06/05), do VI Fórum Estadual da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) de Santa Catarina e Região Sul, com o tema “Educação em tempos de transição”. A abertura do evento contou com as presenças do Ministro de Educação, Victor Godoy, secretário de Estado, Vitor Fungaro Balthazar, presidente nacional da Undime, Luiz Miguel, o prefeito da capital, Topázio Silveira Neto, entre outras lideranças.

De acordo com o coordenador do Colegiado de Educação da AMOSC, Sadi Baron, que é secretário de educação de São Carlos, o evento foi expressivo, pois os debates foram produtivos, com orientações importantes relacionadas as legislações em vigor e o trabalho do dia a dia das secretarias municipais de educação, colocando em prática metas exigidas pelo Ministério da Educação, objetivando sempre aprimorar e ampliar a qualidade de ensino nas redes municipais. “Já na abertura do evento contamos com uma palestra “Inteligência Emocional”, que tratou justamente da percepção que devemos ter em relação ao ser humano, um tema imprescindível para o nosso trabalho. O Ministério Público e o Tribunal de Contas (TC-SC), nos trouxeram as orientações em relação a Meta 19, estabelecida no PNE – Plano Nacional da Educação, e que trata especificamente da garantia de gestão democrática da Educação, ou seja, passa pela escolha de diretores(as) das escolas, assunto que já debatemos na AMOSC, além dos desafios dos secretários nesse pós pandemia e também no que diz respeito, principalmente, aos Planos Municipais de Educação”, enfatiza Sadi Baron.

A secretária de educação de União do Oeste, Elza Gobbi Tessaro ressalta que “foi um evento espetacular, um nível ótimo. Saímos do evento fortalecidos e mais comprometidos com a educação. Várias temáticas foram abordadas, muito importantes, uma reflexão, para retornarmos aos nossos municípios e colocarmos em prática, o que aqui ouvimos e aprendemos”.

Nesta sexta foram ainda debatidos, o Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o piso do magistério e os contextos pós pandemia.

Fonte: Assessoria/AMOSC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Chapecó sedia o 2º Congresso Brasileiro de Tecnologia e Inovação em Saúde e Semanas de Enfermagem

Chapecó está no centro das atenções do setor de saúde ao sediar o 2º Congresso ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.