sexta-feira , 19 julho 2024
Home / Destaque / SC sofrerá influência de El Niño
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

SC sofrerá influência de El Niño

Santa Catarina deve se manter em alerta para os próximos meses, porque de acordo com o monitoramento da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, o fenômeno El Niño deve seguir atuante e influenciando a região Sul do Brasil ao longo de todo o verão de 2024. O que significa que teremos temperaturas bastante elevadas pela frente. E quanto mais quente, maior o risco dos temporais de Verão com grandes volumes de chuva em um curto período de tempo.

Em um passado não tão distante, entre o final de 2019 e o início de 2023 houve uma influência de uma La Niña que acabou favorecendo um período prolongado de estiagem, principalmente no grande Oeste Catarinense e que acarretou em prejuízos bilionários ao setor agrícola da região, com 42% das cidades catarinenses decretando situação de emergência.

Já no final de 2023, o governo catarinense realizou um esforço hercúleo para minimizar os danos que uma temporada de chuvas intensas causaram. Levando em consideração tudo que o Estado vem sofrendo nos últimos meses por causa das enchentes, será que ele está preparado para encarar estes novos desafios?

Trocando em miúdos, com base na previsão de tais fenômenos meteorológicos e no histórico de Santa Catarina, é preciso se antecipar ao que vem pela frente e o cenário não é de conto de fadas.

 

Foto: Eduardo Valente

Posse dos novos secretários

A posse dos novos secretários de Estado será nesta quarta-feira, 10, em ato que antecede a primeira reunião do Colegiado de 2024, realizada na Fiesc. O governador Jorginho Mello atenderá a imprensa na chegada ao local por volta das 10h, e depois participa do encontro de trabalho com todo o secretariado, que será fechado.

 

Assiduidade

O deputado Gilson Marques (NOVO) foi o único catarinense que apresentou 100% de presença nas sessões do Plenário da Câmara dos Deputados, no ano de 2023. É o que destaca a matéria publicada na última semana no Portal Uol, através do Congresso em Foco. O texto apresenta os 30 deputados que participaram de todas as sessões em 2023.

Gilson também foi considerado o 5º deputado que mais faz oposição ao Governo Lula segundo o Portal Poder 360. O índice é medido através do percentual de votações de cada parlamentar em relação às orientações de voto do Governo.

“Fui criticado por obstruir projetos, por votar contra o Governo Lula e por falar o que no fundo muitos pensam e não têm coragem. Sigo firme no meu propósito de fiscalizar e denunciar os retrocessos desse desgoverno. Estamos cansados de tantos gastos desnecessários, projetos ruins, escândalos de corrupção e de tentarem cercear nossa liberdade de expressão. Estou aqui para ser a voz das pessoas!”, destacou Marques.

 

 

Contabilidade

O Centro de Eventos de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, irá sediar o maior evento da contabilidade brasileira, marcado para os dias 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2024. As inscrições para participar estão abertas e a expectativa é de que o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade reúna mais de 6 mil profissionais, empresários e estudantes de todo o país e da América Latina.

Paralelamente, no mesmo local, acontecerá uma feira de negócios, com espaço para acolher cerca de 100 expositores que queiram divulgar produtos e serviços voltados para a área contábil.

 

Rota em Porto Belo

Nesta terça-feira, 8, o município de Porto Belo realizou o alfandegamento do navio MSC Musica, o que marca a retomada da nacionalização de cruzeiros estrangeiros na cidade após 22 anos. Com isso, o município está habilitado a ser a primeira escala nacional de viagens internacionais e a receber passageiros de todo o mundo. O MSC Musica veio da Argentina com 2.500 turistas a bordo e passou por uma primeira escala-teste na cidade. Uma segunda escala está prevista para o dia 17 de janeiro. As duas experiências servirão para apontar eventuais adequações necessárias para a implementação permanente do serviço. Com isso, no próximo ano, Porto Belo poderá receber um número ainda maior de escalas internacionais. Segundo a presidente da Fundação de Turismo, Zene Drodowski, o alfandegamento projeta Porto Belo a nível internacional, além de movimentar a economia do município.

 

Horário reduzido

No período de 8 a 31 de janeiro, o horário de expediente da Justiça Eleitoral de Santa Catarina será excepcionalmente das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira. O horário especial é válido para a Sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) e para todos os cartórios eleitorais do estado. A decisão foi publicada na Portaria P N. 1/2024, assinada pelo Presidente do TRE-SC, desembargador Alexandre d’Ivanenko, e leva em consideração o mesmo expediente estabelecido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Processo seletivo

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abre inscrições de dois processos seletivos nesta quarta-feira, 10, para o total de 25 vagas de professor substituto, em Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages e Pinhalzinho. As oportunidades são para período temporário em diferentes áreas do conhecimento. As inscrições podem ser realizadas até 19 de janeiro, com isenção da taxa, pelos candidatos doadores de sangue e/ou medula, além de voluntários da Justiça Eleitoral e jurados com atuação no Tribunal do Júri; e até 24 de janeiro, com pagamento de boleto de R$ 100, pelos candidatos em geral.

 

Produção e Edição: ADI/SC Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes.
Contato: peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Atentando a Trump desponta seu favoritismo

O tiro que acertou o Donald Trump no último final de semana, e que acabou ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.