quinta-feira , 18 julho 2024
Home / Chapecó / Sábado (21) foi de ações de saúde em Chapecó
Foto: Assessoria PMC

Sábado (21) foi de ações de saúde em Chapecó

Dia D de ações de promoção à saúde da mulher – alusivas ao Outubro Rosa, campanha de multivacinação e mutirão de combate à dengue. Essas foram as ações que aconteceram no sábado (21) em Chapecó e que foram organizadas pelas equipes da Secretaria de Saúde. O dia D aconteceu das 09 horas às 15 horas nos 26 Centros de Saúde da família. Já o mutirão da dengue, ocorreu das 7h30 às 11h30 no bairro Passo dos Fortes.
Ações do Outubro Rosa
Em todos os Centros de Saúde da Família aconteceram atividades voltadas para a promoção da saúde da mulher. Foram solicitadas neste dia 290 mamografias, realizados 499 testes rápidos para detecção de IST, 742 coletas de exames preventivos do câncer de colo uterino, 943 atendimentos de enfermagem, realizados 1.476 procedimentos odontológicos e 570 pacientes atendidos.

Saúde em movimento
O ônibus do Programa Saúde em Movimento também participou das ações. Ele esteve na praça Coronel Bertaso, com serviços de orientação e exames de saúde bucal, orientação para solicitação de mamografia, coleta de preventivo, realização de testes rápidos, cadastros no tele.saúde Chapecó e vacinação. Neste serviço foram encaminhados 16 orientações para solicitação de mamografia, 34 controles de pressão arterial e medição de glicemia capilar, 2 coletas de preventivo, 2 testes rápidos para detecção de IST e foram aplicadas 20 vacinas e realizados 88 procedimentos odontológicos.

Campanha de Multivacinação
O principal objetivo da campanha foi atualizar o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade. Neste dia foram 3004 pessoas que compareceram às salas de vacinas nos Centros de Saúde para avaliação de carteirinha e certificado de vacinação. Foram aplicadas 1046 doses de vacinas.

Mutirão de combate à dengue
O mutirão de combate à Dengue aconteceu no bairro Passo dos Fortes. Foram visitados 994 imóveis, com o trabalho de Agentes de Combate as Endemias e apoio de acadêmicos. Eles visitaram casa a casa para controle, tratamentos com larvicidas, eliminação de criadouros e orientações à população. Esta ação faz parte dos ciclos de tratamento de controle da dengue, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. As equipes realizaram 994 visitas, inspecionaram 1757 depósitos, eliminaram 311 depósitos, realizaram tratamento com larvicida em 36 locais, foram lavrados 08 termos de adequação, foram abertas 09 denúncias e atendidas 15 denúncias, 13 pneus foram recolhidos, 31 pontos estratégicos foram vistoriados e 32 depósitos foram eliminados. Além disso, foram realizadas 17 vedações e tratamento de caixas de água/cisternas.

Fonte: Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

O Vacimóvel não estará mais no Ecoparque

A Gerência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Chapecó informa que a ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.