sexta-feira , 19 abril 2024
Home / Notícias / Prefeitura e Unochapecó realizam Projeto Humaniza
Imagem/Divulgação

Prefeitura e Unochapecó realizam Projeto Humaniza

 

O “Projeto Humaniza”, parceria firmada entre a Secretaria de Saúde de Chapecó e a Unochapecó, iniciou uma nova etapa no dia 5 de abril de 2022. Tendo como base conceitual a Política Nacional de Humanização em Saúde (PNHS), novas atividades foram planejadas para este momento pós-pandemia, com um olhar ampliado para o “Acolhimento e as Práticas Colaborativas”. Participam das oficinas os trabalhadores do setor administrativo (recepção e atendimento) que acolhem os usuários e suas demandas iniciais de saúde nos diferentes espaços que compõem a Rede de Atenção à Saúde no município de Chapecó.

Os objetivos desta etapa são: produzir oportunidades para maior conhecimento e compreensão da realidade do atendimento nos serviços de saúde da Secretaria de Saúde de Chapecó-SC; estimular reflexões e reconhecimento de múltiplas histórias e vozes, ações dos trabalhadores, profissionais de saúde, gestores, usuários e familiares e, favorecer o processo de construção da identidade e do pertencimento, com a valorização de si e do outro.

As oficinas foram pensadas em conjunto com o setor de planejamento da Secretaria de Saúde de Chapecó e os professores Altamir Trevisan Dutra e Ana Cristina Acorsi, responsáveis pela elaboração e realização das etapas desse ano do projeto.

As demais oficinas serão realizadas durante os meses de abril e maio. Estes momentos foram pensados com muito cuidado e carinho, como modo de acolher as necessidades em saúde e qualificar os processos de trabalho. Nas palavras de Max Scheler: “o cuidar do outro de forma humanizada no contexto da relação terapêutica entre profissional de saúde e pessoa cuidada, ressalta a importância das emoções como a simpatia e o amor que contribuem para um cuidado de si e do outro!”

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

MUTIRÃO ESTADUAL CONTRA A DENGUE, 12/04 ações em Chapecó

*Blitz panfletagem informativa Defesa Civil e Guarda municipal. *Campanha de participação coletiva nas mídias sociais. ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.