segunda-feira , 15 abril 2024
Home / Destaque / Por que é essencial se proteger do sarampo, doença que causa amnésia imunológica
O sarampo é perigoso por seus efeitos diretos e também pelo dano ao sistema de defesa Foto: Reprodução

Por que é essencial se proteger do sarampo, doença que causa amnésia imunológica

Era tarde da noite, em 15 de novembro de 2019, na ilha de Upolu, em Samoa — uma minúscula mancha verde no Oceano Pacífico, em algum lugar entre o Havaí e a Nova Zelândia. Autoridades do governo corriam para participar de uma reunião na região do porto, na capital, a fim de debater uma questão de saúde pública urgente. Ao final da noite, eles haviam declarado estado de emergência, com início imediato.

Três meses antes, um morador local havia desenvolvido uma erupção cutânea com manchas marrons-avermelhadas, depois de desembarcar de um voo vindo da Nova Zelândia, onde havia uma epidemia de sarampo. A pessoa foi rapidamente diagnosticada como um caso “suspeito”, mas nenhuma medida adicional foi tomada.

Em 2 de outubro, outros sete casos de sarampo haviam aparecido. As escolas — ambiente ideal para o vírus causador da doença se espalhar entre suas vítimas preferidas — continuaram funcionando normalmente, com a exceção de que cerimônias de entrega de prêmios foram proibidas. Mesmo assim, alguns ignoraram esta medida. Apenas um mês depois, o surto havia atingido proporções alarmantes — com 716 pessoas infectadas, de uma população de 197 mil.

Mas, com o estado de emergência em vigor, o país aumentou radicalmente seus esforços para interromper a disseminação. Escolas e estabelecimentos comerciais fecharam. Funcionários deixaram seus escritórios. Moradores foram orientados a permanecer em suas casas.

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Jiu-jitsu de Chapecó conquistou 12 medalhas na Copa Velho Oeste

A equipe de Jiu-jitsu de Chapecó, composta por 12 atletas do Programa Atleta do Futuro ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.