sexta-feira , 19 julho 2024
Home / Destaque / Mais leitos na maternidade Marieta Konder Bornhausen
Foto: Eduardo Valente/Secom

Mais leitos na maternidade Marieta Konder Bornhausen

Em sua campanha para governador do Estado, Jorginho Mello (PL) teve a saúde como uma de suas principais bandeiras. E, desde o início de sua gestão, ele vem fazendo avanços na área. Nesta segunda-feira, 6, foi inaugurada mais uma ala de internação do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. O espaço, que faz parte do Complexo Madre Teresa, conta com 41 leitos de internação e está instalado no 11º andar da torre.

Na mesma instituição, em fevereiro deste ano, foi inaugurada a nova ala da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), localizada nos dois primeiros pavimentos do Complexo, que conta com 15 andares. O aumento no número de leitos disponíveis distencionará o hospital, trazendo mais conforto para os pacientes.

Ainda está prevista, para este ano, a abertura de mais 10 leitos de UTI neonatal no Hospital. O total investido pelo Estado para a construção da nova torre foi de R$ 134,6 milhões. O Complexo Madre Teresa contará com Urgência e Emergência, Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Ambulatório, Banco de Leite, 241 leitos de internação, 20 leitos de UTI Adulto e 10 de UTI Neonatal, 10 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), 12 salas cirúrgicas sendo três obstétricas, Central de Materiais Esterilizados (CME) e Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon) divididos em uma área de mais de 21 mil metros quadrados.

Recentemente, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES) divulgou os números das cirurgias eletivas realizadas até o dia 31 de outubro, foram mais de 100 mil procedimentos, sendo o melhor resultado de todos os anos.

No início do mês de novembro, o Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), referência estadual em ortopedia, fez um mutirão de cirurgias ortopédicas, especialidade que é considerada pela SES o grande desafio da saúde catarinense. Foram realizadas 22 procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, envolvendo áreas como quadril, ombro, mão, pé e a remoção de placas e parafusos. Inicialmente, estavam programadas 25 cirurgias, porém, três pacientes não puderam comparecer.

 

Foto: Ass. Cobalchini

Visita

O Deputado Federal Valdir Cobalchini (MDB) e o presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, João Cobalchini, realizaram, na última semana, uma visita institucional ao recém empossado presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), o desembargador Altamiro de Oliveira.

Nesta segunda-feira, 6, o presidente do TJSC também recebeu a visita de uma comitiva da seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) liderada pela presidente, Cláudia Prudêncio. Para o novo presidente do TJSC, nada mudará nesta administração em relação a gestão do ex-presidente, desembargador João Henrique Blasi.

 

Celesc Conta em Dia

Iniciou esta semana o programa “Celesc Conta em Dia”, voltado para clientes ativos e inativos em dívida com a Celesc, que terão uma oportunidade única de negociação. Até 31 de dezembro, em todas as lojas físicas de atendimento da Celesc, serão oferecidas oportunidades para regularização de débitos de maneira acessível e facilitada, em condições mais benéficas que no restante do ano.  Serão oferecidas condições como o parcelamento dos débitos vencidos, ajuizados e/ou não ajuizados, mediante pagamento de entrada de no mínimo 10% e o saldo restante em até 24 parcelas. Os clientes terão isenção da cobrança de multa por inadimplência e juros pretéritos (acumulados até o momento).

 

Fiesc

A Federação das Indústrias (FIESC) lança a Agenda da Água 2023, nesta terça-feira, dia 7. O documento apresenta proposições para a construção das diretrizes de uma política de estado, visando a gestão sustentável dos recursos hídricos em Santa Catarina. A agenda traz dados relevantes sobre a situação das regiões hidrográficas catarinenses, do saneamento e dos prejuízos causados pelos desastres naturais.

 

Comenda do Legislativo

A Assembleia Legislativa realiza no próximo dia 20 a sessão solene de entrega da Comenda do Legislativo Catarinense 2023. Instituída pela Resolução 2/2008, a comenda é a maior distinção do Parlamento catarinense e homenageia as personalidades e instituições que se destacaram por seu compromisso social e empreendedorismo em prol do estado. Na cerimônia, serão homenageados 43 empresários, entidades e personalidades das mais diversas áreas de atuação no estado, todos indicados pelos deputados estaduais.

 

Julgamento retomado

Após o pedido de vista coletiva pelos juízes Willian Medeiros de Quadros, Jefferson Zanini, Sebastião Ogê Muniz e Ítalo Augusto Mosimann, o Pleno do TRE-SC retoma hoje o julgamento da ação de investigação proposta pela coligação “Bora Trabalhar” (Patriota/PSD/União), que atribui a prática ilícita de abuso de poder econômico ao senador Jorge Seif Junior. A sessão terá início às 17h e pode ser acompanhada presencialmente na sede do TRE-SC, em Florianópolis, ou pelo canal do Tribunal no YouTube. Até o momento, votaram a relatora do processo, a corregedora regional e vice-presidente do TRE-SC, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, e o juiz Otávio José Minatto.

 

Escolas Cívico-Familiares

O governador Jorginho Mello enviou à Assembleia Legislativa o projeto que mantém as Escolas Cívico-Militares em Santa Catarina. Elas passarão a se chamar Escolas Cívico-Familiares e contarão com nova estrutura e novas atividades. O trabalho atual dos militares envolve projetos sobre violência, bullying, valores humanos e várias oficinas.

Produção e Edição: ADI/SC Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes.
Contato: peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Atentando a Trump desponta seu favoritismo

O tiro que acertou o Donald Trump no último final de semana, e que acabou ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.