sexta-feira , 23 fevereiro 2024
Home / Geral / Liderança é tema de oficinas para servidores municipais de Chapecó
Foto: Assessoria/PMC

Liderança é tema de oficinas para servidores municipais de Chapecó

Liderança é temática central de oito oficinas para os servidores municipais de Chapecó. Essa proposta faz parte do Programa Capacita Servidor, implementado neste ano pela Administração Municipal, com o objetivo de disponibilizar qualificação profissional nas mais diversas áreas do serviço público contemplando conhecimentos técnicos, humanos e emocionais. Nesta semana, foram realizadas as oficinas “A coragem para liderar e os desafios do crescimento” e “Alcançando resultados através dos relacionamentos”, promovidas em parceria com o Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora.

Neste mês foram realizadas cinco oficinas e as demais acontecerão nos meses de junho e julho. Segundo a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Denise Scheid, a iniciativa enfatiza as competências de liderança que farão a diferença no dia a dia, principalmente, porque na atualidade o líder não vem 100% pronto e precisa constantemente se aprimorar e se aperfeiçoar. Entre as principais competências estão: inteligência emocional, de relacionamento, de comunicação, de gestão do tempo e de produtividade. Denise reforça que um líder precisa saber envolver sua equipe e dar o exemplo. O processo não flui se a liderança não consegue o comprometimento da equipe em seus projetos e suas tarefas, se ele não se comunica bem ou se pede por determinadas posturas e comportamentos que nem ele pratica.

Essas oficinas promovidas pela parceria Administração Municipal e Sebrae/SC reforçam no setor público a importância de atuar de maneira direcionada aos resultados efetivos. De acordo com a consultora, ao abordar a liderança mais prática e voltada ao cotidiano é possível canalizar esforços para obter melhorias e mudanças nos setores públicos. Outro destaque desse trabalho é enfatizar a importância da realização pessoal e profissional, porque pessoas felizes são mais produtivas, contribuem para um clima mais positivo ao seu redor, o que contribuiu para o incremento no desempenho no trabalho.

De acordo com o psicólogo e coordenador do Capacita Servidor, Jairo Lunardi, a proposta da oficina é auxiliar a melhorar o desempenho dos líderes, ao mesmo tempo em que cria um ambiente positivo com olhar no futuro, incentivando que sempre façam o melhor no desempenho de suas funções. “Percebemos o engajamento dos participantes, o envolvimento nas oficinas, que estão refletindo sobre as temáticas apresentadas e que estão bem receptivos a essa proposta”, avalia.

Lunardi comenta que pela parceria com o Sebrae/SC já foram realizadas palestras sobre atendimento e que serão abordadas outras temáticas, a exemplo de qualidade de vida no trabalho. “A ideia é utilizar as áreas de expertise da entidade, alinhadas à necessidade da gestão pública, para oferecer qualificações aos servidores municipais”, observa.

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

CREAS de Chapecó realizaram mais de 22 mil atendimentos em 2023

Chapecó conta com a estrutura e atendimento de equipes especializadas em 02 CREAS – Centro ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.