quinta-feira , 18 julho 2024
Home / Notícias / Lançada rota de turismo rural do projeto Desbrave Chapecó
Reprodução/Internet

Lançada rota de turismo rural do projeto Desbrave Chapecó

Foi lançada na manhã desta quarta-feira a primeira rota de turismo rural do projeto Desbrave Chapecó, que tem com o objetivo incrementar esta atividade no município. O lançamento foi no Café Colonial Sabor do Campo, na linha Cabeceira da Divisa. O empreendimento do casal Evandro da Silva e Raquieli Ambrósio da Silva oferece café com leite, sucos, queijo, salame, goiabinha, biscoito de manteiga, geleias, entre outras delícias, que podem ser degustadas em ambientes internos ou externos.

O casal investiu cerca de R$ 100 mil no negócio. Evandro contou que trabalhava de gerente numa loja de informática e material e escritório e sua esposa no comércio. O sonho era montar uma padaria.

“Numa viagem para o litoral nós paramos num café colonial e pensamos em montar algo em Chapecó. Começamos a fazer cursos, pegar dicas e montamos o negócio. Quando estávamos para inaugurar começou a pandemia e fechou tudo. Inauguramos há dois anos e estamos com um bom movimento, com cerca de 50 jantares italianos nas sextas-feiras à noite e cerca de 300 cafés nos sábados e domingos”, destacou Evandro.

Raquieli disse que o lançamento da rota vai ajudar a incrementar o negócio da família, pois além do casal trabalham os três filhos e uma vizinha.

“A gente fez uma clientela no boca a boca e o que precisava mesmo era essa divulgação, que vamos ter agora”, destacou.

A rota fica na região Norte do Município, englobando a Colônia Cella, Colônia Bacia, Linha Simonetto, Linha Boa Vista, Linha Cabeceira da Divisa e Distrito de Sede Figueira. Inclui queijos, geléias, vinhos, cuidados com a saúde, contato com a natureza, lazer e entretenimento. Além do Café Colonial Sabor do Campo fazem parte dela a Indústria de Alimentos Malagutti, a empresa de vinhos e espumantes Giardino Viel, o Recanto dos Pinhais, o Spa dos Pinhais, Da Casa Amarela, Camping Sítio Pousada e a Belbrück Cervejaria Artesanal. O agendamento de visitas pode ser feito pelo telefone 99123-7531.

De acordo com a gerente de Turismo, Cleu Anhaia, a iniciativa faz parte do projeto Desbrave Chapecó, que foi criado pelo município com o apoio do Sebrae.

O primeiro passo foi um diagnóstico dos potenciais turísticos do município, com posterior visitação, orientação e consultoria. Também colaboraram com a rota rural a Epagri, o Senar e o Sindicato Rural de Chapecó
Os objetivos do projeto são estruturar um produto turístico capaz de gerar fluxo de visitantes na zona rural de Chapecó, valorizar a produção colonial e artesanal associada ao turismo rural, gerar oportunidade de emprego e renda através do turismo e proporcionar alternativas para contribuir com a permanência das famílias no campo.

A intenção da Administração Municipal é criar outras rotas e, para isso, é importante o cadastramento dos interessados, que estará disponível a partir de janeiro, segundo o Diretor de Incentivo ao Empreendedorismo e Turismo, Luiz Roberto Tillmann.

O pedido será avaliado por uma comissão formada por dois servidores da Prefeitura e um membro do Conselho Municipal de Turismo.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou que os empreendimentos surgiram pelo esforço individual e que, com a rota, a Administração Municipal vai colaborar com aspectos como sinalização, divulgação e melhoria dos acessos.

“Às vezes a gente não se dá conta das belezas que temos aqui. Temos no centro o Ecoparque, a Arena Condá, a Katedral e outras atrações. Aqui temos uma boa gastronomia, com queijos, vinhos, espumantes e cerveja artesanal. No Goio-Ên temos belas paisagens do Vale do Rio Uruguai e a Trilha do Pitoco. A Administração apoia o turismo, vai investir em capacitação e qualificação para que esta atividade também seja referência em Chapecó”, disse o prefeito João Rodrigues.

O gerente regional Oeste do Sebrae, Udo Trennepohl, parabenizou a Administração de Chapecó por apoiar o empreendedorismo e assim transformar a vida das pessoas.

Além das pessoas acima citadas também estiveram no lançamento representantes das empresas da rota, o vice-prefeito, Itamar Agnoletto, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Mauro Zandavalli, o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Elio Francisco Cella, o representante da Câmara de Vereadores, Wilson Cidrão, os superintendentes da Efapi, Nelson Krombauer, e do Bormann, Aderbal Pedroso, além de outros vereadores e representantes do Sindicato Rural e Epagri.

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Chapecó tem projeto aprovado no Programa de Eficiência Energética da Celesc

Troca de 2,5 mil lâmpadas por LED vai gerar economia anual de R$ 628 mil ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.