quinta-feira , 18 julho 2024
Home / Destaque / Calendário de tramitação definido
Foto: Bruno Collaço/AL

Calendário de tramitação definido

Uma reunião na manhã da terça-feira 13, entre o presidente da Alesc, Mauro de Nadal (MDB), e os presidentes das três comissões que avaliarão a proposta do programa Universidade Gratuita: Luciane Carminatti (PT), Marcos Vieira (PSDB) e Camilo Martins (Podemos), definiu o calendário de tramitação do projeto, aliás, dos projetos, já que não estamos falando de um único.

Logo no início da tarde, o cronograma foi apresentado em plenário, que contava com um número considerável de deputados, mas que não se manifestaram, com as seguintes datas:

Do dia 13 ao dia 22 de junho, os parlamentares poderão apresentar emendas às suas comissões de destino.

No dia 27 de junho serão apresentados os relatórios e no dia 4 de julho haverá uma reunião conjunta entre as comissões para discutir e votar os relatórios.

Se aprovados sem qualquer tipo de emenda, os relatórios estarão prontos para seguir para o plenário. Mas se aprovados com qualquer quantidade de emendas, eles voltarão obrigatoriamente para a Comissão de Constituição e Justiça, que terá entre os dias 5 e 12 de julho para analisá-los.

Só pra deixar claro, o que estão em jogo são: um Projeto de Lei que trata da criação de um fundo específico vinculado à Secretaria da Fazenda para o financiamento das bolsas de estudos que serão concedidas, um PL complementar que trata da criação do programa Universidade Gratuita propriamente dito, com suas regras e definições, e uma proposta de emenda constitucional para garantir a segurança jurídica do projeto.

A primeira a ser votada deverá ser a PEC 003/23, que revoga os artigos 47, 48 e 49 da Constituição do Estado de Santa Catarina, que tem tramitação em regime especial. Já a sanção dos PLs só se darão após a promulgação da PEC.

Há, ainda, a proposta de uma Audiência Pública para o dia 20 de junho, sem local ainda definido.

 

Foto: Ass. de imprensa

Segurança Escolar

O Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar de Santa Catarina discutiu em reunião na manhã de ontem os protocolos de segurança e financiamento para investir em equipes multiprofissionais e avançou nas discussões dos três grupos de trabalho: estrutura e recursos humanos; normas e protocolos; social e publicidade. O encontro foi presidido pela deputada Paulinha (Podemos),

Entre os encaminhamentos, houve a definição de dois workshops reunindo representantes de todas as entidades para escrever o plano de ação, o qual será apresentado à sociedade no mês de agosto.

A série de audiências públicas regionais encerra nesta semana. Na quinta-feira, 15, o comitê e a comunidade se encontram para falar sobre segurança escolar a partir das 19h em Criciúma. E na sexta-feira, 16, a conclusão da série de audiências em Florianópolis, a partir das 19h na Assembleia Legislativa.

 

Responsabilidade social

Uma das instituições filantrópicas mais antigas de Florianópolis, o Asilo Irmão Joaquim, localizado na Avenida Mauro Ramos, foi uma das 24 entidades beneficiadas com cestas básicas arrecadas pela Celesc na Campanha de Arrecadação de Alimentos.

Ao todo, a companhia arrecadou quase 10 toneladas de alimentos entre empregados da central em Florianópolis e nas agências regionais pelo Estado.
As entregas iniciaram esta semana.

 

PIB de SC

O Governo de Santa Catarina informou a estimativa do resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que aponta um desempenho acima do previsto para o país.  Nos últimos 12 meses encerrados em março, em relação ao mesmo período anterior, a economia catarinense voltou a acelerar, e cresceu 5%. Nesse mesmo período e mesma comparação, o avanço da economia brasileira é de 3,3%, também em março.

Os bons dados da estimativa são em grande medida influenciados pelo crescimento dos serviços, que tiveram alta de 10,4% no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo trimestre de 2022, quase o dobro da média brasileira, de 5,8%.

 

SC Levada a Sério

O governador Jorginho Mello (PL) anunciou nesta quarta-feira, 14, em Campos Novos, durante mais um evento do programa Santa Catarina Levada a Sério Mais Perto de Você

uma nova série de investimentos na Casan. Desta vez, as regiões contempladas serão Curitibanos, na região serrana, Ponte Alta do Norte, Santa Cecília, Celso Ramos e São Cristóvão do Sul. O valor total das obras ficaram em R$ 19,6 milhões.

Prefeitos e representantes da Associação de Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (AMPLASC) e da Associação de Municípios da Região do Contestado (AMURC) estiveram presentes.

 

DNIT

Nesta quarta-feira, dia 14, às 14h, o superintendente regional do DNIT-SC, Alysson Rodrigo de Andrade, apresentará o plano de ações do Ministério dos Transportes para Santa Catarina. No encontro, ele representará o ministro dos Transportes, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho. O encontro será realizado na sede da FIESC, em Florianópolis

 

Crea

O 21º SEFIS – Seminário Estadual de Fiscalização do CREA-SC acontece nos dias 13 e 14 de junho na sede do Conselho, em Florianópolis, e reúne agentes fiscais de todo o estado. O objetivo é reunir os profissionais para a atualização de normas, procedimentos e referências legais, esclarecendo dúvidas e introduzindo as novas rotinas e tecnologias nas atividades de campo. Este ano, um dos pontos mais importantes será o lançamento da Campanha de Segurança para Trabalho em Altura, um material orientativo que complementará as atividades da fiscalização.

 

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes.
Contato peloestado@gmail.com

 

 

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Como foi votado o projeto que regulamenta reforma tributária

  Como já era de se esperar, a Bancada Catarinense, em sua maioria, votou contra ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.