sexta-feira , 19 abril 2024
Home / Destaque / ASSINADO CONTRATO PARA PROJETOS DO NOVO AUTÓDROMO DE CHAPECÓ
Foto: Extra Comunica

ASSINADO CONTRATO PARA PROJETOS DO NOVO AUTÓDROMO DE CHAPECÓ

Documento envolve o planejamento para todo o complexo, que será o primeiro asfaltado de Santa Catarina

Um dos passos mais representativos para a construção do autódromo com pista asfaltada em Chapecó foi dado nesta quarta-feira, 3 de novembro. Em reunião da diretoria executiva do Automóvel Clube Chapecó foi assinado o contrato para o desenvolvimento dos projetos para o complexo, que será o primeiro de Santa Catarina com pista asfaltada e o oitavo do Sul do Brasil, onde existem quatro no Rio Grande do Sul e três no Paraná.

A contratação ocorreu após inspeção da área e indicação de possíveis traçados pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), inclusive com a chancela de seu presidente, Giovanni Guerra, que esteve em Chapecó no dia 17 de junho. De maneira especial, o encaminhamento dos projetos foi definido após a oficialização da viabilidade da área para a implantação do autódromo em Linha Cachoeira, próximo à SC-480, entre Chapecó e Goio-En. Essa oficialização, depois da especificação de alternativas para a pista, foi feita pelo presidente da Comissão Nacional de Circuitos, Luis Ernesto Morales, após inspeção feita nos dias 1 e 2 de julho.

AS DEFINIÇÕES

Assinado pelo presidente do Automóvel Clube Chapecó, Valdir Moratelli, e pelo engenheiro Heinz Jakob Scheuren, da Fairplay Golfconsult, de Florianópolis, o contrato prevê como etapa inicial o desenvolvimento do masterplan, que envolve o planejamento conceitual do traçado, com três alternativas e diferentes layouts, e do empreendimento. Inclui, também, os projetos executivos e as homologações nas entidades do automobilismo e motociclismo. Todas essas atividades de planejamento e projeto, contratadas ao custo de R$ 270,6 mil, exigirão projetos complementares, a serem contratados com outras empresas e profissionais, preferencialmente de Chapecó e região, indica o presidente do clube.

Uma das especificações do contrato, conforme Valdir Moratelli, compreende a homologação na categoria “2” pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), para receber eventos nacionais e internacionais de automobilismo. Essa categoria de pista, somente abaixo da primeira (Fórmula 1 e IndyCar), permitirá competições de modalidades como turismo (automóveis e caminhões), monopostos (carros com rodas descobertas) e endurance (longa duração). O planejamento da pista principal conterá alternativa para motociclismo, com homologação pela Federação Internacional de Motovelocidade (FIM). O prazo para conclusão do masterplan é de 60 dias úteis e, após, para o projeto executivo serão 70 dias úteis.

 AS CARACTERÍSTICAS

Especificamente em relação à pista principal, os estudos serão feitos quanto à extensão entre 4.200 e 4.700 metros. Haverá opções de traçado para interligações que possibilitarão competições da categoria “drift” e homologações pela Confederação Brasileira do Automobilismo e pela Federação Internacional de Automobilismo. Também está prevista pista separada e adicional para arrancada, com homologação pela Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc). Haverá no masterplan, ainda, o planejamento da infraestrutura e equipamentos de apoio, o que inclui espaços como acessos, torre de controle, boxes, parque fechado, paddock, centros médico e de imprensa, arquibancadas, estacionamentos, heliponto e local para ambulâncias.

Os projetos executivos conterão, entre outros itens, os desenhos das pistas de corrida e arrancada, detalhes construtivos de itens como zebras, cercas, drenagem, entrada e saída dos boxes e volumes de corte e aterro. Também haverá as plantas baixas diversas envolvidas no complexo e indicações quanto à captação da água da pista, rede de esgoto e estação de tratamento, redes de energia e sonorização, sinalização e localização de semáforos e painéis de informação.

Fonte: Extra Comunica

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

MUSEU ANTONIO SELISTRE DE CAMPOS (MASC) COMPLETA 46 ANOS

O Museu Antônio Selistre de Campos (MASC) completa neste dia 19 de abril, dia dos ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.