sexta-feira , 12 julho 2024
Home / Chapecó / Ações de combate a dengue no feriado de Finados

Ações de combate a dengue no feriado de Finados

No dia 02 de novembro é feriado de Dia de Finados. Nesta data, as pessoas costumam visitar os cemitérios e levar flores para seus entes queridos. E isso, acende um alerta das equipes de saúde, pois os vasos de flores geralmente vêm com plásticos e potinhos que acumulam água e são um potencial criadouro do mosquito da dengue.
No sábado 28 de outubro as equipes da Secretaria de Saúde estarão visitando floriculturas, mercados e bazares que vendem flores, para orientar os proprietários para os cuidados na venda de flores nesta época do ano. “Importante que o vaso esteja furado para eliminar os excessos de água, que mantenham potinhos com areia e não tenham embalagens plásticas que possam acumular água”, comentou Karina Giachini, Coordenadora de Vigilância Ambiental de Chapecó.
Além disso, importante um cuidado com os vasos fixos dos túmulos que devem ser furado ou colocado areia. Karina comenta ainda que no pós feriado, as equipes visitarão os cemitérios para eliminar os possíveis criadouros. “O principal foco é nos cemitérios para verificar vasos e recipientes que possam acumular água, após finados. A ideia é fazer um pente fino nos espaços”, comentou.
Ela destaca ainda que é importante estar atento nessa época do ano, pois além do calor, as previsões indicam grandes volumes de chuvas para os próximos dias. “A chuva e o calor, são potenciais para aumentar ainda mais os focos, por isso, o cuidado e a atenção devem ser redobrados nesta época do ano”, disse.
O Secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, comenta que as ações de combate à dengue acontecem durante o ano todo, com palestras, orientações, visitas domiciliares e mutirões, mas que em determinadas épocas do ano, as ações são intensificadas. “Agora com a chegada do verão, as ações se intensificam, pois os casos da doença e também de criadouros aumentam. Se cada um fizer a sua parte, certamente, não teremos um aumento dos casos”, afirmou.

Crédito texto e imagens: Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Câmara começa a discutir regulamentação da Reforma Tributária

  A reforma tributária, que começou a ser discutida na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.