quinta-feira , 22 maio 2025
Home / Chapecó / Turma de primeiro ano da EBM São Cristóvão se diverte enquanto aprende a ler e escrever
Foto: Diego de Bastiani

Turma de primeiro ano da EBM São Cristóvão se diverte enquanto aprende a ler e escrever

Os estudantes de 1º ano, sob responsabilidade das professoras Diana Guarda e Mônica Thais da Silva e apoio da professora do Projeto Afetividade para Reaprender, Andressa Marostica, realizaram uma atividade prática, para reforçar o aprendizado da Língua Portuguesa e da Matemática, na EBM São Cristóvão.
No pátio da escola, a turma foi dividida em dois grupos. O primeiro, fez a atividade de matemática, onde foi utilizado um arco com fita adesiva para ser o alvo e bolinhas com cores diferentes representando um número diverso, por exemplo, a bola amarela valia quatro pontos, a verde, um ponto e assim por diante. As crianças tinham como objetivo acertar as bolinhas no alvo, uma de cada vez.
A professora Diana explicou o que se esperava dessa dinâmica. “Escolhi três crianças da turma, que já são alfabetizadas, para serem escribas da atividade, ou seja, elas foram as responsáveis por fazer a soma dos pontos de todos os participantes. Depois desta etapa, em sala de aula, estamos trabalhando com o material dourado para aprimorar a noção de quantidade da turma”, afirmou.
Além disso, o segundo grupo, foi direcionado para realizar uma dinâmica de língua portuguesa, que consistiu em participar de uma cantiga de roda. Foram dispostas algumas cadeiras em formato de círculo; cada criança recebeu um balão com um papel dentro, onde continha uma palavra escrita. A professora colocou uma música, que ao parar de tocar, permitia as crianças estourar o balão, fazer a tentativa de leitura da palavra e copiá-la na lousa mágica.
Diana comentou que trabalhou as palavras escolhidas para a brincadeira anteriormente em sala. “Durante as nossas aulas, com a ajuda das professoras Mônica e Andressa, fizemos vários exercícios de escrita das palavras com a turma, relacionando as letras, as sílabas e os sons. E, na ação de hoje, buscamos reforçar esses aprendizados, observando o que as crianças fixaram e quais são as dificuldades delas”, completou.
Rebeca Louise Gandoldi, estudante da turma, relatou sobre a própria experiência. “Eu amei participar dessas brincadeiras, foi muito legal. Brincamos de roda cotia, estouramos o balão e depois escrevemos a palavra que estava dentro dele. A palavra que tinha no meu balão era ‘dedo’. Já, na atividade de matemática, eu fui uma das escribas que anotou os pontos dos colegas. Quando chegou a minha vez, eu não consegui fazer muitos pontos porque eu sou ruim de mira”, afirmou.
Para a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, atividades lúdicas durante o processo de Alfabetização são essenciais. “Reforçar os conteúdos trabalhados em sala, por meio de brincadeiras e jogos, contribui para aprimorar os conhecimentos de português e matemática, além de auxiliar no desenvolvimento motor amplo e contribuir em habilidades sociais importantes como trabalhar em equipe e aprender sobre o esperar a própria vez de brincar”, enfatizou a Secretária.

Fonte: Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Estudantes aprendem a planejar uma empresa no componente de Empreendedorismo

A turma de 9º ano, da EBM Vila Real, orientada pela professora de Empreendedorismo, Amanda ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.