Os estudantes de 1º ano, sob responsabilidade das professoras Diana Guarda e Mônica Thais da Silva e apoio da professora do Projeto Afetividade para Reaprender, Andressa Marostica, realizaram uma atividade prática, para reforçar o aprendizado da Língua Portuguesa e da Matemática, na EBM São Cristóvão.
No pátio da escola, a turma foi dividida em dois grupos. O primeiro, fez a atividade de matemática, onde foi utilizado um arco com fita adesiva para ser o alvo e bolinhas com cores diferentes representando um número diverso, por exemplo, a bola amarela valia quatro pontos, a verde, um ponto e assim por diante. As crianças tinham como objetivo acertar as bolinhas no alvo, uma de cada vez.
A professora Diana explicou o que se esperava dessa dinâmica. “Escolhi três crianças da turma, que já são alfabetizadas, para serem escribas da atividade, ou seja, elas foram as responsáveis por fazer a soma dos pontos de todos os participantes. Depois desta etapa, em sala de aula, estamos trabalhando com o material dourado para aprimorar a noção de quantidade da turma”, afirmou.
Além disso, o segundo grupo, foi direcionado para realizar uma dinâmica de língua portuguesa, que consistiu em participar de uma cantiga de roda. Foram dispostas algumas cadeiras em formato de círculo; cada criança recebeu um balão com um papel dentro, onde continha uma palavra escrita. A professora colocou uma música, que ao parar de tocar, permitia as crianças estourar o balão, fazer a tentativa de leitura da palavra e copiá-la na lousa mágica.
Diana comentou que trabalhou as palavras escolhidas para a brincadeira anteriormente em sala. “Durante as nossas aulas, com a ajuda das professoras Mônica e Andressa, fizemos vários exercícios de escrita das palavras com a turma, relacionando as letras, as sílabas e os sons. E, na ação de hoje, buscamos reforçar esses aprendizados, observando o que as crianças fixaram e quais são as dificuldades delas”, completou.
Rebeca Louise Gandoldi, estudante da turma, relatou sobre a própria experiência. “Eu amei participar dessas brincadeiras, foi muito legal. Brincamos de roda cotia, estouramos o balão e depois escrevemos a palavra que estava dentro dele. A palavra que tinha no meu balão era ‘dedo’. Já, na atividade de matemática, eu fui uma das escribas que anotou os pontos dos colegas. Quando chegou a minha vez, eu não consegui fazer muitos pontos porque eu sou ruim de mira”, afirmou.
Para a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, atividades lúdicas durante o processo de Alfabetização são essenciais. “Reforçar os conteúdos trabalhados em sala, por meio de brincadeiras e jogos, contribui para aprimorar os conhecimentos de português e matemática, além de auxiliar no desenvolvimento motor amplo e contribuir em habilidades sociais importantes como trabalhar em equipe e aprender sobre o esperar a própria vez de brincar”, enfatizou a Secretária.
Fonte: Assessoria PMC