sexta-feira , 23 maio 2025
Home / Destaque / Regulamentação da lei do canabidiol é alvo de críticas
Padre Pedro Baldissera Foto: Agencia AL/Divulgação

Regulamentação da lei do canabidiol é alvo de críticas

A publicação do Decreto nº 988/2025, que regulamenta a lei estadual 19.136/2024 sobre o fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol pelo SUS, em Santa Catarina, bateu na trave do Parlamento e trouxe insatisfação dos deputados, na última terça-feira, dia 20. As críticas ecoaram dos parlamentares Padre Pedro Baldissera (PT) e Dr. Vicente Caropreso (PSDB), que argumentam que o texto cria novas exigências e burocratiza o acesso aos medicamentos, dificultando o fornecimento gratuito à população.

Em pronunciamento, o deputado Padre Pedro Baldissera disse que o custo dos derivados da cannabis, na maior parte importados, varia de R$ 2,5 mil a 3,2 mil um frasco com 30 ml, cujo uso não dá para mais que 30 dias. Segundo ele, a Alesc aprovou a lei oferecendo os medicamentos gratuitamente pelo SUS, mas a regulamentação trouxe inúmeras dificuldades.

O deputado Dr. Vicente Caropreso, criticou a lentidão do governo em regulamentar lei do canabidiol. Relator e autor do texto final da lei aprovada na Assembleia Legislativa, Dr. Vicente lamentou a ausência de prazos e de protocolos concretos no decreto, para normatizar a distribuição do medicamento. Disse ainda que a legislação previa a regulamentação até março, mas, em pleno mês de maio, ainda não há definição sobre como os pacientes terão acesso ao canabidiol.

Segundo o deputado, que é médico neurologista, hoje apenas três tipos de epilepsias graves têm acesso ao canabidiol pelo SUS, e mesmo assim enfrentam uma “burocracia cruel”. Pessoas com autismo, dor crônica, fibromialgia, Parkinson, câncer e outras doenças neurológicas seguem sem atendimento, apesar de a lei aprovada não restringir o uso a patologias específicas, um diferencial inédito no país.

O Decreto nº 988 foi publicado no último dia 15 de maio de 2025, e regulamenta a Lei nº 19.136, de 19 de dezembro de 2024, sancionada em dezembro de 2024.A legislação instituiu a Política Estadual de Fornecimento Gratuito de Medicamentos à Base de Cannabis e Produtos de Cannabis para Fins Medicinais. O objetivo é oferecer mais opções terapêuticas e aliviar o sofrimento de famílias que dependem de medicamentos de alto custo ou de difícil acesso. O governo de Santa Catarina destinou R$ 3 milhões para a aquisição e distribuição dos produtos em 2025.

Movimentação de Cargas
Foto: Porto de Itapoa/Divulgação

Movimentação de contêineres em alta em SC

Os portos de Santa Catarina foram responsáveis pela movimentação do equivalente a 718,4 mil contêineres de 20 pés (TEUs) de janeiro a março deste ano, um incremento de 22,3% em relação a igual período do ano anterior. Os embarques foram responsáveis por 51,4% da movimentação de contêineres e os produtos desembarcados por 48,6%. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O Porto Itapoá foi o terminal catarinense com a maior movimentação no período, e a terceira no país, alcançando 366,6 mil de contêineres no primeiro trimestre do ano, um incremento de 38,1%.

Na Portonave, a movimentação de contêineres de janeiro a março atingiu 263,7 mil unidades de 20 pés, o que representou um recuo de 13,6% frente ao mesmo período de 2024. Mesmo com a queda, a Portonave foi responsável pela 4ª maior movimentação do país. O terminal portuário de Navegantes está em obras, com um dos berços de atracação fechado para movimentação. O Porto de Itajaí segue em sua retomada, com a movimentação de 58,6 mil contêineres. Já o Porto de Imbituba vem ganhando espaço, e no acumulado do ano até março registrou aumento de 76,4% na movimentação, ao alcançar 29,5 mil TEUs.

Desembargadores e Procuradores de Justiça

A Procuradora-Geral de Justiça de Santa Catarina (PGJ), Vanessa Wendhausen Cavallazzi, promoveu um encontro informal na sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) com Desembargadores oriundos da Instituição, que ingressaram no Tribunal de Justiça (TJSC) pelo quinto constitucional. O objetivo foi de estreitar relações e fortalecer a interlocução entre a Instituição e o Poder Judiciário.

O encontro ocorreu no gabinete da PGJ, em Florianópolis, reunindo membros do Colégio de Procuradores de Justiça, integrantes da Administração Superior da Instituição e os Desembargadores Cid José Goulart Júnior, Sérgio Antônio Rizello, Sidney Eloy Dalabrida, Ernani Guetten de Almeida, André Carvalho e a Desembargadora Vera Lúcia Ferreira Copetti.

Feira do Mel traz Edu Bacon

Numa ação inédita, a XXIV Feira do Mel de SC está trazendo o catarinense Edu Bacon, que participou da temporada MasterChef Brasil 2023, para dar um curso gratuito de culinária durante a feira, realizar degustação guiada de méis catarinenses, além de criar duas receitas especiais com mel para o Café Bar da Alfândega. A ideia é valorizar os méis do estado, além de mostrar a versatilidade e a importância da apicultura e meliponicultura sustentável na culinária regional. O curso acontece dia 06/06, às 15h, no Café Bar Largo da Alfândega, centro da capital (ao lado da feira), e é aberto para 30 pessoas. A degustação será no sábado, dia 07/06, das 10 às 14h, também no café, e é livre. As inscrições para o curso podem ser feitas no estande da organização da feira do mel no dia 4, a partir das 8h. A Feira vai acontecer de 4 a 7 de junho, no Largo da Alfândega, centro de Florianópolis.

Semana do MEI 2025

O Sebrae/SC realiza, entre os dias 26 e 30 de maio, a 16ª Semana do MEI, evento voltado para microempreendedores individuais que buscam orientação para formalizar ou expandir seus negócios. Com atividades presenciais em mais de 160 municípios e programação online, a iniciativa oferece atendimento especializado, consultorias, palestras, oficinas e cursos gratuitos.

Durante os cinco dias de evento, os participantes terão acesso a orientações sobre formalização, regularização de débitos, gestão financeira, transformação digital, acesso a crédito e estratégias para aumentar as vendas. O objetivo é fortalecer o setor e promover a inclusão produtiva por meio do empreendedorismo.

Quinto Constitucional

O Conselho Pleno da OAB/SC analisa nesta sexta-feira (23/5) os critérios que regulamentarão o processo de escolha do novo desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) pelo Quinto Constitucional destinado à advocacia. Será colocada em discussão proposição que mantém a consulta direta à classe, incluindo critérios relacionados à promoção da equidade de gênero e racial. O presidente Juliano Mandelli prioriza o amadurecimento das regras em detrimento da pressa.

 

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes
Contato peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura de Chapecó oferece inclusão digital para idosos

A Prefeitura de Chapecó está promovendo a inclusão digital para idosos, dentro do projeto Mentes ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.