quinta-feira , 22 maio 2025
Home / Chapecó / Prefeitura de Chapecó oferece inclusão digital para idosos
Foto: Daniel Braga/PMC

Prefeitura de Chapecó oferece inclusão digital para idosos

A Prefeitura de Chapecó está promovendo a inclusão digital para idosos, dentro do projeto Mentes Digitais 60+, que faz parte do programa Chapecó Inovadora. Nesta semana foi realizado o segundo módulo de aulas, que são sempre nas quintas-feiras. O projeto iniciou com 63 alunos, divididos em três horários: 8h, 9h30 e 14h, no Pollen Parque Científico e Tecnológico.
“Descobri o curso na Cidade do Idoso. Estou aprendente bastante com a piazada. A gente só sabia o básico do celular, senão tinha que pedir para o filho, vizinho ajudar. Agora estou aprendendo mais sobre o e-mail, Youtube, QR Code. A gente se desenvolve mais, tem mais autonomia e exercita a mente”, disse Carlos Pereira da Silva, 64 anos, que mora no Bela Vista e frequenta a Cidade do Idoso, no Parque da Efapi, para fazer exercícios.
Sua colega, Nair Zini Pinzon, de 78 anos, também está gostando das aulas. “Estou achando maravilhoso, pra mim é uma independência. Geralmente os filhos e netos não tem tanta paciência para explicar e acabam fazendo por nós. Aqui explicam bem como a gente precisa e tiro todas as minhas dúvidas. Já aprendi a usar melhor o despertador, a fazer mais cálculos na calculadora,  aprendi sobre QR Code. É bem gratificante, vale a pena, renova a nossa mente, a gente fica mais jovem e conhece mais pessoas”, disse Nair, que também frequenta a Cidade do Idoso.
De acordo com o secretário da Família e Proteção Social, Luciano Hüning, as inscrições para as próximas turmas devem ser feitas na Cidade do Idoso, que é coordenada por Dayan Moratelli, e também estão abertas para quem não é frequentador do local. “Um dos aspectos importantes do curso é que ensina os idosos a como evitar caírem em golpes que são aplicados pelo celular”, disse.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Márcio da Paixão Rodrigues, essa é uma importante política pública de inclusão digital para os idosos. “É uma satisfação perceber que eles aumentam sua autonomia, melhoram a autoestima e se capacitam para um uso mais seguro do celular”, disse Márcio.
A gerente de Inovação da Prefeitura, Alana Patrícia da Silva, disse que além de integrar duas secretarias da Prefeitura, o projeto faz a conexão com a universidade, já que a Unochapecó cedeu os alunos voluntários da área de tecnologia para a capacitação. Além disso, o Póllen Parque cedeu o espaço gratuitamente, e os idosos estão adorando o espaço de inovação.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, disse que a atual gestão está investindo para modernizar a Administração e também para inserir a comunidade no mundo digital. Tanto que já estão funcionando os Centros Tecnológicos de Inovação, Educação e Esportes, nos bairros Esplanada e Efapi, onde os alunos realizam atividades no contraturno, com oficinas de robótica, maker e tecnologia.
“Nós começamos com o projeto Mentes Digitais, Geração Desbravalley, para os alunos da rede pública municipal. Também investimos pesado em chromebooks para os alunos da Rede Municipal de Ensino e implantamos a disciplina de Pensamento Computacional. Agora estamos com as aulas sobre tecnologia para idosos. Também lançamos o programa Chapecó Inovadora, que vai transformar a nossa cidade e aumentar sua inserção neste novo mundo, onde já temos muitos exemplos de sucesso na área de tecnologia e inovação”, disse Rodrigues.
Fonte: Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Estudantes aprendem a planejar uma empresa no componente de Empreendedorismo

A turma de 9º ano, da EBM Vila Real, orientada pela professora de Empreendedorismo, Amanda ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.