A Prefeitura de Chapecó encaminhou, na semana passada, para a Câmara de Vereadores, um projeto de lei para a instalação e operação de pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos.
A lei vai autorizar a instalação desses equipamentos em locais públicos e indica que a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes será a responsável pelo estudo que indicará os pontos, levando em consideração a demanda, viabilidade técnica e acessibilidade.
De acordo com o secretário de Governo, Adair Niederle, há um aumento de frota de veículos elétricos e híbridos, que geram essa necessidade de oferta de pontos de recarga. Ele ressaltou que essa é uma tendência mundial e que a Prefeitura de Chapecó quer incentivar práticas sustentáveis e menos poluentes. Acrescentou ainda que, além da redução na emissão de gases, a medida contribui para reduzir a poluição sonora dos veículos movidos a combustíveis fósseis.
Os pontos de recarga devem atender todos os modelos e marcas. Os equipamentos devem seguir as normas da ABNT e ANEEL. Niederle disse que a intenção da Prefeitura é fazer uma concessão dos pontos para a iniciativa privada.
Fonte: Imprensa/PMC