quinta-feira , 22 maio 2025
Home / Chapecó / Estudantes aprendem a planejar uma empresa no componente de Empreendedorismo
Foto: Diego de Bastiani

Estudantes aprendem a planejar uma empresa no componente de Empreendedorismo

A turma de 9º ano, da EBM Vila Real, orientada pela professora de Empreendedorismo, Amanda Bellaver Zancanaro, em parceria com o professor de geografia, Soleandro Zambon, desenvolveu o projeto para criar empresas multinacionais.
Amanda explicou o objetivo da atividade interdisciplinar. “Ao longo das aulas, mobilizamos conhecimentos de várias áreas. Os estudantes foram convidados a criar empresas multinacionais fictícias, a fim de que conseguissem ter uma dimensão de como elas funcionam quanto à logística, às matérias-primas, o planejamento sustentável, o comércio internacional, entre outros aspectos que constituem uma empresa multinacional”, disse.
Além disso, a professora contou que atividades como essa são importantes para estimular a autonomia dos estudantes na pesquisa e que com os estímulos corretos, os jovens podem desenvolver trabalhos de excelência. “O que surpreendeu a mim e ao professor Soleandro é que em tempos de vício em rede social e uso indiscriminado da inteligência artificial, se nós, como professores, dermos o estímulo correto para o estudante, ele conseguirá utilizar as tecnologias e as mídias de forma saudável e desenvolver bons trabalhos”, afirmou Amanda.
Wesley Elias Faustino, Izabelli Trentin Pasa e Isabelli Modler Ramos, que apresentaram, juntamente com seus grupos, as empresas criadas por eles, relataram a experiência. Wesley comentou que seu grupo criou um produto inovador para a empresa de tecnologia criada por eles. “O primeiro produto da nossa empresa é uma câmera de celular que tem estabilização óptica, no caso, 360 graus. Você vai balançar o celular e ela vai girar e ficar estável. O celular vai balançar e a câmera não”, disse ele.
“Para a nossa empresa multinacional, desenvolvemos uma marca de cosméticos não comuns, pensando na sustentabilidade, no meio-ambiente e na natureza. O nome da marca é ‘Verdié’ para relacionar com a cor verde, que remete à natureza e com os próprios produtos, pois todos eles são verdes”, disse Izabelli Pasa. Para a colega, Isabelli Ramos, a atividade foi uma oportunidade de produzir algo novo, fora da zona de conforto. “ Foi muito legal me reunir com os colegas para desenvolver uma marca, criar algo com as nossas ideias, desde o nome da empresa, os produtos, a matéria-prima utilizada, o público alvo, os países em que atuamos, enfim todas as características que uma empresa multinacional precisa ter. Eu gostei bastante”, afirmou a estudante.
“Em 2024, o nosso currículo municipal foi reestruturado e o componente curricular de Empreendedorismo foi implementado. Desde então, nossos estudantes, sob orientação dos professores, estão realizando trabalhos de excelência, que contribuem com a ampliação de conhecimentos e com a conscientização dos estudantes em relação a como o empreendedorismo está presente no cotidiano deles e como usá-lo ao seu favor”, reiterou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.

Foto: Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Atividade física coletiva no CSF Belvedere promove saúde e bem-estar para a comunidade

A Prefeitura de Chapecó tem investido na melhora da qualidade de vida da população, prevenindo ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.