quarta-feira , 30 abril 2025
Home / Chapecó / Estado nutricional de crianças dos Centros de Convivência de Chapecó é avaliado com apoio da UFSM

Estado nutricional de crianças dos Centros de Convivência de Chapecó é avaliado com apoio da UFSM

A Prefeitura de Chapecó, em parceria com a UFSM, realizou nos meses de março e abril, atividades de avaliação antropométrica e análise do consumo alimentar com crianças e adolescentes, de 6 a 12 anos, que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), estes desenvolvidos por meio da Secretaria da Família e Proteção Social do município. A ação foi realizada pela estagiária de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões Julia Milena Adorian Uhde, e pela nutricionista Ana Paula Pasa, responsável Técnica pela Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria, com orientação da professora Dra. Adriane Cervi Blumke, docente do curso de Nutrição da UFSM.
O objetivo foi identificar o estado nutricional dos participantes e compreender seus hábitos alimentares, contribuindo para o planejamento de ações voltadas à promoção da saúde e prevenção de agravos nutricionais. No total, foram avaliadas 111 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 12 anos, atendidos pelos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – CCFV Santo Antônio, Efapi, Seminário e Toldo Chimbangue.
Os resultados apontaram que, considerando o Índice de Massa Corporal (IMC) para a idade, 53,1% das crianças e adolescentes apresentam eutrofia (peso adequado para a idade e altura), enquanto 28,8% se classificam em sobrepeso e 12,6% apresentam obesidade. Em relação à estatura para a idade, 95,5% dos participantes estão dentro da faixa adequada, e 4,5% apresentaram baixa estatura para a idade. Os dados coletados sobre o consumo alimentar dos CCFV, apontam situações que merecem atenção em relação aos hábitos alimentares deste grupo pesquisado, elevado consumo de biscoitos recheados, guloseimas, bebidas adoçadas, embutidos e macarrão instantâneo.
Importante ressaltar que, nos Centros de Convivências e Fortalecimentos de Vínculos do Município de Chapecó, a alimentação oferecida é acompanhada por nutricionista, com cardápio saudável que possibilita qualidade nutricional adequada à faixa etária atendida.
A avaliação do estado nutricional é fundamental para nortear estratégias de educação alimentar e nutricional, bem como orientações às crianças e adolescentes, sensibilizando-as para a importância de uma alimentação saudável no dia a dia.
O Secretário da Família e Proteção Social, Valter Luciano Huning, ressalta a importância dessas atividades, orientações e avaliações nos Serviços desenvolvidos pela Secretaria, para garantir ainda mais efetividade na qualidade dos atendimentos oferecidos.

Crédito: Texto e Imagens / Assessoria PMC

 

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Atividade com Sopa de Letrinhas Estimula Leitura e Escrita em Turma do 1º Ano

As turmas de primeiro ano, sob responsabilidade da professora Patrícia Sartori, da EBM Clara Urmann ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.