A Comissão de Fiscalização do Conselho Regional de Biblioteconomia – 14ª região, parabenizou o Município de Chapecó, com uma Carta de Congratulação pela presença e trabalho de um profissional com formação e preparado para atender a população na Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella.
Essa carta foi enviada após a visita in loco do Bibliotecário fiscal do CRB14, no final do ano passado. A visita teve por objetivo fiscalizar as instituições para garantir a existência do profissional Bibliotecário habilitado atuando nas unidades de informação.
A Bibliotecária, Caroline Miotto Pecini, atua na Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella e de acordo com o Conselho, a presença da bibliotecária contribui para a eficiência dos processos técnicos, administrativos e de difusão informacional e cultural, pois eles se realizam de forma eficaz, proporcionando interação com a comunidade, incremento da comunidade leitora e persistência história e memória local.
A presença de um profissional habilitado – Bibliotecário – para o exercício das atividades inerentes a esta profissão é estabelecido pela Lei Federal nº 4.084/62, 9.674/98 e o Decreto 56.725/65 e o Município de Chapecó atende essas exigências.
A Presidente da Fundação Cultural de Chapecó, Roselaine Vinhas, destaca que a presença do profissional Bibliotecário na Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella faz toda a diferença na condução dos trabalhos técnicos proporcionando mais qualidade aos serviços informacionais ofertados a comunidade chapecoense. “Buscamos sempre oferecer um trabalho de qualidade à população chapecoense e os profissionais habilitados e preparados que atuam na Fundação Cultural engrandecem ainda mais o trabalho e o serviço prestado”, comentou.
Saiba mais
Caroline Miotto Pecini é bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares e assumiu o cargo de Bibliotecária na Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella em 2014. Nestes 9 anos de atuação profissional na Biblioteca Pública, ela enfatiza que tem muito orgulho de se dedicar a sua profissão na cidade em que nasceu e na Biblioteca Pública que frequentou durante sua adolescência. “Sabemos que infelizmente a maioria dos municípios catarinenses ainda não dispõe do profissional bibliotecário em seus quadros funcionais, no entanto Chapecó é um município referência na região Oeste e pode servir de parâmetro para que os municípios vizinhos contratem esse profissional”, destacou.
Fonte: Imprensa/PMC