quinta-feira , 22 maio 2025
Home / Chapecó / Professora de Arte da Educação Infantil realiza atividade sobre Cultura Indígena
Foto: Diego de Bastiani

Professora de Arte da Educação Infantil realiza atividade sobre Cultura Indígena

No Centro de Educação Infantil Cantinho da Imaginação, a professora de Arte Luciane Lippert Gonçalves propôs para a turma de pré-escola uma experiência relacionada à Cultura Indígena e ao uso das tintas naturais.
Luciane contou que o objetivo da atividade foi aprofundar os conhecimentos das crianças sobre as tintas naturais e demonstrar a importância de seu uso na cultura indígena, na qual é bastante comum. “As crianças aprenderam por meio de algumas lendas, entre elas a da erva-mate, sobre como são feitas as tintas naturais e como a cultura indígena faz a utilização delas. A experiência do grafismo indígena, com certeza, vai contribuir com o desenvolvimento das crianças no desenho, saindo da garatuja e criando os próprios traços”, disse.
A família também foi convidada a participar da atividade, enviando para a instituição algum objeto da cultura indígena para a exposição. “As crianças conversaram com os pais em casa e algumas delas trouxeram para a aula objetos e artesanatos que tinham em casa, enquanto outras, pesquisaram e construíram com a família utensílios utilizados na cultura indígena. Esse gesto enriqueceu ainda mais a nossa prática”, complementou a professora.
Desde 2023, o currículo da Educação Infantil da Rede Municipal contempla aulas de arte na pré-escola. “Investimos sempre para que a educação municipal tenha qualidade e acompanhe as mudanças e as necessidades sociais. Proporcionar aulas de Arte na Educação Infantil demonstra essa transformação da sociedade e dos documentos que regem a educação, trazendo a criança para o centro do processo” disse Astrit Tozzo, Secretária de Educação.

Fonte: Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Vaias no Planalto: o recado direto da base

A Marcha dos Prefeitos que acontece em Brasília ficou marcada por um episódio que ecoou ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.