quinta-feira , 22 maio 2025
Home / Chapecó / Operação Mão Amiga encaminha 50 pessoas para a nova Unidade de Acolhimento
Foto: Leandro Schmidt

Operação Mão Amiga encaminha 50 pessoas para a nova Unidade de Acolhimento

A Prefeitura de Chapecó organizou na manhã desta terça-feira a Operação Mão Amiga- Fase Acolhida, com a participação das equipes da Prefeitura, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, SAER e Conselho de Segurança do Município. Foram recolhidas cinquenta pessoas que estavam na rua ou na Casa de Passagem e encaminhadas para a Unidade de Acolhimento Acolher Amigo, localizada na Linha Tafona, no interior do município.
A operação iniciou às 6h da manhã e contou com cerca de cinquenta pessoas, sendo vinte da Guarda Municipal. Ela foi coordenada pelo prefeito João Rodrigues, acompanhado do vice-prefeito, Valmor Scolari, do secretário de Segurança Pública, Clóvis Ari Leuze, do secretário da Família e Proteção Social, Luciano Hüning, do diretor de Segurança e Ordem Pública, Roger Lima, do Presidente do  Conselho de Segurança do Município, Márcio Bueno, e da Diretora de Acolhimento e Apoio de Dependentes, Paula Gai. A Secretaria de Saúde deu apoio com ambulância.
“Hoje inicia um novo processo, com nossas equipes e apoio das Forças de Segurança, em que vamos zerar a população de rua de Chapecó. Todos serão encaminhados ou para tratamento, ou internamento ou então para cursos e oficinas de capacitação, que serão oferecidos pela Prefeitura. Nós queremos ajudar as pessoas a ter algo melhor, ajudar as famílias que estão sofrendo e também com isso melhorar a segurança nas ruas”, disse o prefeito João Rodrigues.
As equipes foram divididas em quatro frentes de ação. Uma foi para a Casa de Passagem, onde foram recolhidas 14 pessoas que vão para o novo endereço. Na Casa de Passagem somente ficou quem está trabalhando.
Outra equipe foi para a Área Verde do bairro Efapi. A terceira equipe foi na região dos motéis e uma quarta equipe para a região do São Pedro. Dos 55 moradores em situação de rua que haviam sido mapeados, cinquenta foram localizados. Durante a operação uma mãe também solicitou o internamento do filho, pois está envolvido nas drogas e ameaçando ela e marido. Vizinhos elogiaram a ação, que contou com motocicletas, carros, ônibus e micro-ônibus.
Na Unidade de Acolhimento da linha Tafona, que tem área de 20 mil metros quadrados, as pessoas receberam um café da manhã, com sanduíche, café com leite e frutas. Depois foi iniciada uma triagem e avaliação médica. De acordo com a diretora de Acolhimento, Paula Gai, uma pessoa acabou sendo internada involuntariamente, uma pessoa foi levada para a casa da família em Xanxerê e três para suas famílias em Chapecó. Os demais devem ficar alojados voluntariamente no Acolher Amigo, onde terão estrutura de dormitório, banho, cozinha, área de lazer, campo, piscina, horta e espaço para cursos.
Haverá cursos na área de construção civil, cabeleireiro, serigrafia e mecânica, entre outros.
Desde o início do programa, em 2022, já foram atendidas 567 pessoas. Destes, 240 estão bem, trabalhando e retornaram suas atividades e ao convívio familiar. Outros 50 tiveram retorno familiar para outros municípios. Tem 81 pessoas em tratamento em comunidade terapêutica, cinco em clínica de desintoxicação, cinco em residencial terapêutico e um em família acolhedora.

 

Crédito: Texto e Imagens / Assessoria PMC

 

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Novo parque, nova escola e 20km de asfalto estão em pacote de R$ 50 milhões de investimentos na Grande Efapi

A Região da Grande Efapi receberá um novo pacote de investimentos nas áreas de infraestrutura, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.