sexta-feira , 26 setembro 2025
Home / Saúde / Vigilância em Saúde realiza ação contra mosquito da dengue no bairro Santo Antônio
Foto: PMC

Vigilância em Saúde realiza ação contra mosquito da dengue no bairro Santo Antônio

 

Equipes da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde de Chapecó realizaram na manhã desta terça-feira uma ação no bairro Santo Antônio, para bloqueio da dengue, doença que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Foram visitados 240 imóveis, em nove quarteirões.

De acordo com o biólogo da Vigilância Ambiental, Junir Lutinski, esta é uma ação complementar a outras que já vinham sendo realizadas no município, tendo em vista que há uma concentração de casos da doença no bairro.

“Temos sete casos confirmados, até o momento todos importados, além de 244 focos confirmados no ano. Realizamos nesta terça-feira uma ação de aplicação de larvicida, para bloqueio, além de orientação para a população. O clima chuvoso e quente favorece a proliferação do mosquito. Por isso pedidos a colaboração da população para ter cuidado com cisternas, calhas, caixas d’água e piscinas descartáveis”, disse Junir.

O secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, destacou que o município nos últimos três anos ampliou o número de agentes de combate a endemias e tem feito regularmente mutirões de orientação e eliminação de criadouros, tanto nos bairros quanto no interior. Além disso tem realizado ações em parceria com o Governo do Estado. O uso de drones é outra estratégia para identificar locais com água parada. Também foram realizadas ações específicas com as entidades da construção civil e fiscalização em estabelecimentos com potencial acúmulo de água.

 

Fonte: Imprensa/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura de Chapecó realiza seminário sobre Saúde Mental e Trabalho

A Prefeitura de Chapecó, por meio da secretaria de Saúde, em conjunto com o Centro ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.