sexta-feira , 26 setembro 2025
Home / Chapecó / Turma de terceiro ano da EBM Jardim do Lago aprende sobre Educação Financeira
Foto: Diego de Bastiani/SEDUC

Turma de terceiro ano da EBM Jardim do Lago aprende sobre Educação Financeira

Os estudantes de uma turma de terceiro ano, da Escola Básica Municipal Jardim do Lago, estão aprendendo sobre quantidades e os conceitos de maior e menor através das aulas de Educação Financeira. Além disso, as crianças têm a oportunidade de visualizar a moeda nacional – o real – e refletir sobre os valores das notas e como são utilizadas em nosso cotidiano.
A professora Luana Possebon, responsável pelo componente curricular, explicou como o momento da contação da história “Camilão, o comilão” foi organizado e qual o objetivo dele. “Com essa atividade, as crianças puderam exercitar a memória, participar da contação e relembrar conceitos sobre o dinheiro, o nome das moedas, entender que há diferenças entre as quantidades impressas nas notas e como o dinheiro é utilizado no dia a dia”, disse.
Além disso, a professora conversou com a turma sobre a origem dos alimentos, desde o plantio até a chegada deles no mercado, contextualizando que o personagem da história, Camilão, ganhou dos amigos diversos alimentos, mas nós e nossas famílias precisamos trabalhar para comprá-los. “Durante a contação, nós exploramos todas as etapas pelas quais os alimentos passam até chegarem ao mercado e debatemos sobre os preços dos produtos e a quantidade de dinheiro necessário para comprá-los em pequenas e grandes quantias, comparando as notas de dois e de vinte reais”, completou.
Vitor Ravi Gaio, que participou ativamente da aula, contou sobre a experiência. “Eu prestei bastante atenção na história para conseguir lembrar todos os alimentos que o Camilão ganhou dos amigos, também pensei sobre o que eu levaria para a festa do Camilão e quanto eu precisaria gastar no mercado para comprar o alimento que escolhi”, explicou.
Astrit Tozzo, Secretária de Educação, reforçou a importância de se trabalhar a Educação Financeira desde a infância. “A nossa proposta de inserir a Educação Financeira como componente curricular na Rede Municipal de Ensino tem como foco contribuir para que as nossas crianças, desde cedo, compreendam o funcionamento do mercado, o valor dos itens comprados e possam contribuir com as famílias na economia doméstica”, afirmou a Secretária.

Fonte: Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Esportes de precisão: Estudantes da EBM Guido Mantelli aprendem sobre Sinuca e Boliche

Os alunos do 4º e 5º ano da Escola Básica Municipal Guido Mantelli estão vivenciando ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.