A cidade de Chapecó recebe, neste sábado (27), equipes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul para o 1º Torneio Interestadual de Câmbio do Programa Superidade. Dezesseis equipes estão inscritas para a competição.
A abertura do torneio será às 8h. Os jogos serão realizados no Ginásio do Bairro Alvorada — chaves C e D — e no Ginásio do Complexo Esportivo do Verdão — chaves A e B.
As equipes participantes são: Câmbio Chapecó, Sempre Jovens JA, Santa Maria, Ivo Silveira, Raio de Sol JA, Bela Vista, Unidos pelo Esporte, Bem Viver Cristo Rei, Unidos Venceremos Cristo Rei e Bela Vista 2 — todas de Chapecó.
Já do estado vizinho, o Rio Grande do Sul, teremos a participação de São Valentim, SESC Passo Fundo, Clube Juvenil, Trindade do Sul, Itatiba do Sul e Passo Fundo Caixeiral.
Esta será a primeira edição do torneio realizada em Chapecó, mas essas competições são tradicionais na região, e várias equipes da cidade costumam se deslocar para disputas fora.
Para o torneio deste sábado, são esperados cerca de 300 atletas. O coordenador do Programa Superidade, Silvio Faccin da Rosa, destaca que o programa tem crescido em Chapecó a cada ano, e que o câmbio é uma das atividades mais procuradas.
“Esse primeiro torneio interestadual é para valorizar nossas equipes e dar a elas a oportunidade de enfrentar equipes de outras cidades”, disse Silvio.
Sobre o Cambio
O esporte “câmbio”, ou vôlei câmbio, é uma adaptação do vôlei, originária do Rio Grande do Sul, que torna o jogo mais inclusivo, principalmente para a terceira idade ou pessoas com mobilidade reduzida. Suas principais características incluem a permissão para prender a bola e passá-la com as mãos para um colega, em vez de apenas tocar nela, e a proibição do salto para arremessar a bola, protegendo as articulações. O jogo também exige um rodízio de posições e define a posição número 8 como a responsável por arremessar a bola para o campo adversário, tornando o jogo mais dinâmico e colaborativo.
Crédito: Texto e Imagens / Assessoria PMC