sexta-feira , 26 setembro 2025
Home / Chapecó / Torneio Interestadual de Cambio reúne dezesseis equipes em Chapecó

Torneio Interestadual de Cambio reúne dezesseis equipes em Chapecó

A cidade de Chapecó recebe, neste sábado (27), equipes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul para o 1º Torneio Interestadual de Câmbio do Programa Superidade. Dezesseis equipes estão inscritas para a competição.
A abertura do torneio será às 8h. Os jogos serão realizados no Ginásio do Bairro Alvorada — chaves C e D — e no Ginásio do Complexo Esportivo do Verdão — chaves A e B.
As equipes participantes são: Câmbio Chapecó, Sempre Jovens JA, Santa Maria, Ivo Silveira, Raio de Sol JA, Bela Vista, Unidos pelo Esporte, Bem Viver Cristo Rei, Unidos Venceremos Cristo Rei e Bela Vista 2 — todas de Chapecó.
Já do estado vizinho, o Rio Grande do Sul, teremos a participação de São Valentim, SESC Passo Fundo, Clube Juvenil, Trindade do Sul, Itatiba do Sul e Passo Fundo Caixeiral.
Esta será a primeira edição do torneio realizada em Chapecó, mas essas competições são tradicionais na região, e várias equipes da cidade costumam se deslocar para disputas fora.
Para o torneio deste sábado, são esperados cerca de 300 atletas. O coordenador do Programa Superidade, Silvio Faccin da Rosa, destaca que o programa tem crescido em Chapecó a cada ano, e que o câmbio é uma das atividades mais procuradas.
“Esse primeiro torneio interestadual é para valorizar nossas equipes e dar a elas a oportunidade de enfrentar equipes de outras cidades”, disse Silvio.

Sobre o Cambio

O esporte “câmbio”, ou vôlei câmbio, é uma adaptação do vôlei, originária do Rio Grande do Sul, que torna o jogo mais inclusivo, principalmente para a terceira idade ou pessoas com mobilidade reduzida. Suas principais características incluem a permissão para prender a bola e passá-la com as mãos para um colega, em vez de apenas tocar nela, e a proibição do salto para arremessar a bola, protegendo as articulações. O jogo também exige um rodízio de posições e define a posição número 8 como a responsável por arremessar a bola para o campo adversário, tornando o jogo mais dinâmico e colaborativo.

Crédito: Texto e Imagens / Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Esportes de precisão: Estudantes da EBM Guido Mantelli aprendem sobre Sinuca e Boliche

Os alunos do 4º e 5º ano da Escola Básica Municipal Guido Mantelli estão vivenciando ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.