Durante o mês de setembro, a cultura e a tradição gaúcha são celebradas, trazendo ao destaque hábitos e costumes que também compõem o cotidiano chapecoense. Pensando em tornar essa data ainda mais marcante, o CEIM Leãozinho proporcionou aos seus estudantes uma verdadeira imersão nos costumes e hábitos que são marca registrada do Rio Grande do Sul.
O CEIM organizou um passeio que possibilitou às crianças um contato direto com a tradição gaúcha. Ao longo do evento, as crianças participaram de apresentações de danças como a vanera e a chula, usaram trajes típicos, aprenderam a cavalgar e se deliciaram com as iguarias da culinária riograndense.
A professora Josiane Sales destacou a importância de transmitir esse legado cultural para as novas gerações. “Durante todo o mês de setembro, trabalhamos com as crianças sobre a tradição gaúcha, seus costumes e vestimentas. Fizemos também as rodas de chimarrão, apresentamos as comidas típicas, e foi um momento maravilhoso para eles. Para dar seguimento, hoje tivemos a presença de um gaiteiro, fizemos o tradicional churrasco e a roda de chimarrão, sempre com o intuito de valorizar a nossa cultura”, explica.
O evento também contou com a participação especial das famílias. João Vaz, avô de um dos estudantes, falou com orgulho sobre o momento. “É uma grande honra estar aqui. Meu neto estuda na escola, e fico emocionado em ver como ele está sendo incentivado a conhecer e valorizar a cultura gaúcha. Ver ele trajado de gaúcho me faz sentir que nossa cultura está sendo passada adiante”, relata.
Para Maicol dos Santos, responsável pelo espaço que recebeu as crianças, o momento foi um resgate das memórias de sua infância e uma oportunidade de compartilhar a tradição que carrega no coração. “Ficamos muito felizes com a vinda das crianças. Eu sou de Uruguaiana e vim do berço da tradição, fui criado no campo desde pequeno. Então é muito gratificante ver as crianças saindo do mundo da tecnologia e vivendo a cultura tradicionalista”, afirma.
Crédito: Texto e Imagens / Assessoria PMC