sexta-feira , 26 setembro 2025
Home / Chapecó / Programa Mão Amiga é exemplo para outros municípios do Brasil

Programa Mão Amiga é exemplo para outros municípios do Brasil

O Programa Mão Amiga, desenvolvido pela Prefeitura de Chapecó, de internamento para pessoas em situação de rua para tratamento de dependência química, tem atraído a atenção de gestores de todo o Brasil. Nesta semana uma equipe da Secretaria da Família e Proteção Social de Saquarema-RJ, esteve em Chapecó para conhecer o programa de perto.
“O objetivo era entender como funciona o programa, os amparos legais. Na semana passada recebemos também a primeira dama e a secretária de Assistência Social de Palmas-PR. E nos próximos dias tem mais uma visita do Paraná”, disse o secretário da Família e Proteção Social de Chapecó, Luciano Hüning.
Em janeiro de 2021 havia 416 pessoas em situação de rua em Chapecó. Foi então que o Prefeito de Chapecó lançou uma ação de internamento involuntário, que iria se transformar no Programa Mão Amiga.
Houve um trabalho integrado da Assistência Social, Saúde e Segurança Pública. As famílias passaram a pedir auxílio e a Prefeitura encaminhou para clínicas de desintoxicação e, posteriormente, para comunidades terapêuticas. Tudo bancado pela Prefeitura. Desde 2022, quando iniciou, o programa já atendeu 524 pessoas, sendo que destes 268 estão bem, seis estão em desintoxicação e 119 em comunidades terapêuticas.
Atualmente temos 48 pessoas em situação de rua, mas que não permanecem na rua, ficam entre a Casa de Passagem e a rua e são atendidos pelas equipes da Secretaria da Família, segundo a Diretora de Acolhimento e Apoio de Dependentes Químicos da Prefeitura.

Crédito: Texto e Imagens / Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Esportes de precisão: Estudantes da EBM Guido Mantelli aprendem sobre Sinuca e Boliche

Os alunos do 4º e 5º ano da Escola Básica Municipal Guido Mantelli estão vivenciando ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.