domingo , 28 setembro 2025
Home / Geral / Prefeitura de Chapecó lança Campanha de Recolhimento de Óleo de Cozinha

Prefeitura de Chapecó lança Campanha de Recolhimento de Óleo de Cozinha

A Prefeitura de Chapecó está lançando uma campanha de recolhimento de óleo vegetal, de cozinha doméstica, restaurantes, food trucks ou estabelecimentos comerciais denominada RecÓleo. A ação faz parte do programa Chapecó Cidade Limpa, Cidade Sustentável.
De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria, Graciela Heckler, a Prefeitura já conta com quatro pontos de recolhimento de óleo, que são os Ecopontos da Secretaria de Agricultura e Pesca (antigo Mercado Público), do parque da Efapi, da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (na Sete de Setembro) e no Faxinal dos Rosas.
Nestes locais o óleo deve ser descartado em recipientes com tampa, como garrafa PET ou embalagem de vidro. O óleo deve estar frio e com a embalagem bem fechada.
No entanto, devido a uma redução no volume coletado, a Administração Municipal lançou o RecÓleo, para ampliar o recolhimento.
“O descarte de óleo em pias, ralos ou bueiros causa um problema ambiental e também pode provocar entupimentos, pois em temperatura ambiente o óleo reutilizado várias vezes torna-se sólido. Por isso nós fizemos um chamamento público e uma empresa foi contratada para fazer o recolhimento nos estabelecimentos comerciais que já foram mapeados e serão cadastrados”, disse Graciela.
Nesses locais serão instaladas bombonas de 5 litros para coleta do óleo. As empresas receberão um selo do RecÓleo. A Vigilância Sanitária fará a fiscalização dos estabelecimentos para ver se tem descarte correto.
Crédito: Texto e Imagens / Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Araucária seca da Praça Coronel Bertaso terá que ser retirada

A Prefeitura de Chapecó informa que uma araucária localizada na Praça Coronel Bertaso terá que ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.