A Secretaria da Família e Proteção Social de Chapecó, por meio do CREAS Inovamente, está promovendo oficinas de arte com adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de Medidas Socioeducativas em meio aberto. O município se destaca por integrar acompanhamento técnico e atividades profissionalizantes dentro do serviço, oferecendo aos adolescentes novas possibilidades de expressão, aprendizado e inclusão social.
A iniciativa também envolve as famílias e tem como objetivo qualificar os atendimentos, promovendo o desenvolvimento pessoal, emocional e cognitivo.
Para o secretário da Família e Proteção Social, Luciano Hüning, as atividades realizadas são de grande importância. O projeto Inovamente promove ações que contribuem para a construção de uma sociedade cada vez melhor, estimulando adolescentes e jovens a desenvolverem suas habilidades artísticas por meio da pintura e de outras linguagens, favorecendo o desenvolvimento emocional e cognitivo de forma integral.
Entre as atividades realizadas, destacam-se pintura em tela, desenho de observação e cartonagem. As oficinas unem arte e socioeducação, utilizando a expressão artística como ferramenta de transformação.
Pintura em Tela: expressão e saúde emocional
A prática da pintura proporciona benefícios como alívio do estresse e da ansiedade, estímulo à criatividade e à autoexpressão. Além disso, contribui para a coordenação motora, foco e atenção. É uma atividade terapêutica que fortalece o bem-estar emocional e auxilia os adolescentes a se conectarem com suas próprias emoções.
Desenho de Observação: técnica e percepção
O desenho de observação desenvolve a percepção visual e espacial, aprimora a concentração, a paciência e as habilidades técnicas — como luz, sombra e proporção. Também favorece o pensamento crítico e a construção de um estilo artístico próprio.
No estado de Santa Catarina, Chapecó é pioneira e a única cidade a desenvolver atividades nesse formato inovador no âmbito das medidas socioeducativas.
Crédito: Texto e Imagens / Assessoria PMC