sexta-feira , 26 setembro 2025
Home / Destaque / Novo presidente e jantar selam acordo entre MDB e Jorginho
Jantar na Agronômica Foto: Redes Sociais/Divulgação

Novo presidente e jantar selam acordo entre MDB e Jorginho

Jeferson Ramos Batista, educador físico, é o novo indicado do deputado Fernando Krelling (MDB) para a presidência da Fesporte. Jeferson foi nomeado pelo governador Jorginho Mello (PL) na última segunda-feira, após ele tornar sem efeito a primeira nomeação para o cargo, que era de Vinicius Bion.

Também na segunda-feira, um jantar na Casa D’Agronômica selou a parceria do partido com o governador. Tanto que o governador convidou o ex-presidente da Assembleia, deputado Mauro de Nadal, para ser líder do governo na Casa, deixando a entender que apesar dos últimos percalços (a “desnomeação” de Bion e os dois anos de Jerry Comper sem destaque na Secretaria de Infraestrutura), o MDB terá seu lugar de fala dentro do governo. O convite não foi aceito prontamente, mas está sendo avaliado com carinho pelo parlamentar. Quem está desempenhando o cargo atualmente é Ivan Naatz (PL), que também concorre – com boas chances – a uma vaga de desembargador no Quinto Constitucional da OAB.

A ocasião reuniu parte da bancada federal e estadual da sigla, deixando Jorginho mais tranquilo quanto ao apoio emedebista para o próximo pleito.

Nelson Pedrini
Foto: Arquivo Público SC

Nelson Pedrini

Faleceu, aos 89 anos, do ex-deputado estadual Nelson Pedrini, nesta terça-feira, 25, na Capital. Advogado e escritor, natural de Joaçaba, no Meio Oeste, Pedrini exerceu vários cargos em sua vida pública. Iniciou a carreira política como vereador em Joaçaba e foi deputado estadual por três mandatos (1967-1971/ 1971-1975 e 1975-1979), Nelson Pedrini foi Conselheiro do Tribunal de Contas em 1977, onde foi vice-presidente em 1979 e presidente da instituição nos anos de 1980 e 1981.

Incentivo à cultura

A Lei Rouanet alcançou, no ano passado, uma marca histórica ao registrar o maior valor em captação de recursos desde sua criação. Chegando próximo aos R$ 3 bilhões, a lei proporcionou que mais de 5,5 mil projetos fossem financiados por todo o país, conforme dados do Ministério da Cultura. Desde a sua criação, a Lei Rouanet registrou avanços significativos na captação de recursos em todas as regiões do país. Na divisão regional, o Sul teve um aumento de 25,5% em relação ao ano anterior. Somente em Santa Catarina, foram destinados mais de R$ 106 milhões para a Lei Rouanet, representando um aumento de 35,7% no estado. Também foram captados 537 projetos, 154 a mais que em 2023.

100 Mulheres

No dia 12 de março, Florianópolis sediará o evento voltado à presença feminina no setor de tecnologia: o 100 Mulheres ACATE. Com o objetivo de impulsionar o protagonismo das mulheres na área tech, o evento será realizado no auditório da ACATE CIA Primavera e reunirá empreendedoras, profissionais e acadêmicas para um dia de aprendizado, conexões e troca de experiências. As inscrições já estão abertas.

Realizado pela ACATE, com o apoio do Sebrae Startups e do Impact Hub Floripa, o 100 Mulheres ACATE nasce com a missão de inspirar novas gerações de mulheres a ingressarem e prosperarem no ecossistema de tecnologia. Durante o evento, a programação irá incluir momentos para celebrar conquistas, reconhecer trajetórias inspiradoras e construir um legado para as futuras gerações.

Apicultura

A Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura da Alesc terá mais um período de renovação a partir desta terça-feira, 25. O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) continuará na coordenação da Frente Parlamentar do Mel. De acordo com o parlamentar, uma das ações mais importantes já realizadas pela Frente Parlamentar foi o combate ao mel falso.

Outro ponto de destaque foi o debate sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos, que provoca a morte das abelhas e traz grandes prejuízos não só econômicos, mas também ao meio ambiente. A apicultura cria abelhas com ferrão enquanto a meliponicultura abelhas sem ferrão, ambas culturas para a produção de mel, própolis, geleia real, pólen e cera.

Contribuição

O advogado Rodrigo Lahoz, sócio do Núcleo de Contratação Pública, Ambiental e Urbanístico da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados, foi convidado para contribuir com a edição de livro que celebra os 200 anos da Câmara dos Deputados. A obra, prevista para 2026, reunirá os principais momentos históricos do Parlamento, divididos em 16 capítulos. E a base da pesquisa será o acervo do Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados e seus documentos raríssimos, como os estudos e debates da Assembleia Nacional Constituinte de 1987. No seu artigo, Lahoz abordará a relação entre o direito fundamental à saúde e os serviços de saneamento básico na Constituição de 1988.

Reurb

A Caravana da Reurb, iniciativa dos cartórios catarinenses, foi apresentada nesta segunda-feira ao Ministro Luiz Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), durante evento realizado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O projeto, que tem transformado a realidade fundiária do estado, já resultou em um aumento de 40% no número de regularizações em apenas nove meses, alcançando a marca de 42.739 unidades regularizadas. A ação tem percorrido diversas regiões catarinenses, auxiliando prefeituras e comunidades na implementação da Regularização Fundiária Urbana (Reurb).

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes
Contato peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Esportes de precisão: Estudantes da EBM Guido Mantelli aprendem sobre Sinuca e Boliche

Os alunos do 4º e 5º ano da Escola Básica Municipal Guido Mantelli estão vivenciando ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.