No dia 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Surdo, um dia dedicado a refletir sobre as conquistas, desafios e a luta da comunidade surda por inclusão, direitos e respeito. Para marcar essa importante data, a EBM Jardim do Lago preparou um projeto especial que destaca o trabalho desenvolvido na escola visando a acessibilidade e valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A turma do terceiro ano, acompanhada pelo professor instrutor Kelvim Ferreira Pinto e pela professora bilíngue Eleandra Antunes de Mello, participou de uma roda de conversa para conhecer a história e o significado do Dia Nacional do Surdo. Em seguida, as crianças produziram materiais educativos que ressaltam a importância do respeito à comunidade surda, da inclusão e da valorização da Libras.
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino atende 23 estudantes com deficiência auditiva ou surdez e conta com uma equipe qualificada, composta por profissionais bilíngues, intérpretes e instrutores de Libras. Para ampliar o atendimento especializado, a Rede dispõe da sala de recursos multifuncionais AEE Libras, localizada na EBM Rui Barbosa. No ano de 2025, pensando em formas de melhor atender a região da Grande Efapi, foi organizada uma extensão do atendimento no CEIM Ciranda da Criança.
A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, destacou que o trabalho do professor instrutor surdo vai além das aulas no contraturno escolar. “Na Rede Municipal de Ensino também são realizadas intervenções nas turmas regulares que possuem alunos surdos matriculados, ensinando Libras para os demais estudantes, fortalecendo a comunicação e promovendo a consciência sobre a importância da língua de sinais para toda a comunidade escolar”, explicou.
“Hoje, celebramos o Dia Nacional do Surdo, uma data de grande significado para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e respeitosa. Quero parabenizar todos os nossos profissionais, estudantes, famílias e, especialmente, a comunidade surda, por sua força, cultura e contribuição tão importante para a nossa Rede de ensino”, concluiu a Secretária de Educação.
Crédito: Texto e Imagens / Assessoria PMC