sexta-feira , 26 setembro 2025
Home / Chapecó / Projeto de concessão dos resíduos sólidos prevê usina para geração de energia
Fotos: Leandro Schmidt

Projeto de concessão dos resíduos sólidos prevê usina para geração de energia

A construção de uma usina de energia que aproveite resíduos sólidos está entre as propostas do Projeto para Concessão dos Serviços de Manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos de Chapecó, que foi apresentada em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (23), no auditório da Prefeitura de Chapecó.
Na abertura da audiência o vice-prefeito Valmor Scolari, que representou o prefeito João Rodrigues, disse que atualmente o município tem um contrato de prestação de serviços com a empresa Ambiental.
“Observando outros municípios a Administração Municipal encomendou um estudo para fazer uma concessão do serviço de coleta de resíduos, pois isso permitiria investimentos na melhoria do serviço, reduzir custos e reduzir a tarifa”, disse Scolari.
O secretário de Governo e presidente do Conselho Gestor do Programa Municipal de Parcerias Público Privadas, Adair Niederle, que foi quem conduziu a audiência pública, afirmou que os investimentos previsão são de aproximadamente R$ 250 milhões em 30 anos, sendo na implementação da usina de energia, frota de caminhões renovada a cada cinco anos, dois novos ecopontos tradicionais e 12 ecopontos menores, em pontos estratégicos.
“Atualmente é a Prefeitura quem cobra a tarifa e, nesse novo modelo, a concessionária será a responsável pela gestão do sistema. A Prefeitura ficará com o papel de fiscalização. Além disso queremos ampliar o percentual de reciclagem, que está em 14,8%, para mais de 20%”, disse Adair.
A proposta foi apresentada pelo consultor técnico Cesar Arenhadt. Ele ressaltou que a proposta contempla a transformação energética, a redução de envio de resíduos para aterros, educação ambiental, modicidade de tarifa e geração de renda para as associações e cooperativas de catadores.
Segundo a gerente de Resíduos Sólidos do Município, Graciela Heckler, atualmente são 12 associações e duas cooperativas de catadores. Chapecó gera 4,7 mil toneladas por mês de resíduos sólidos. Durante a audiência alguns catadores questionaram sobre a implantação de uma central de triagem.
O secretário de Serviços Urbanos e Zeladoria, Nelson Krombauer, disse que Chapecó também tem se destacado na questão da sustentabilidade no cenário nacional. Já o presidente da Câmara de Vereadores, Claimar de Conto, elogiou o poder público pelo enfrentamento do problema do lixo, que gera novas demandas pelo crescimento da cidade. O promotor José Orlando Lara Dias também acompanhou a audiência.
A consulta pública sobre o tema continua aberta a sugestões até o próximo dia 31 de janeiro. O edital e outras informações podem ser acessada no site da Prefeitura (www.chapeco.sc.gov.br), onde tem um banner na primeira página, com link de acesso aos documentos. Após o encerramento do prazo e compilação das contribuições, será elaborado um documento para a concessão, que será encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas do Estado e posterior lançamento do edital de concessão.
Fonte: Imprensa/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Esportes de precisão: Estudantes da EBM Guido Mantelli aprendem sobre Sinuca e Boliche

Os alunos do 4º e 5º ano da Escola Básica Municipal Guido Mantelli estão vivenciando ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.