Na manhã desta terça-feira (15), os integrantes do Comitê Municipal de Segurança nas Escolas de Chapecó promoveram uma importante reunião para esclarecimento dos protocolos de ação em situações adversas no cotidiano escolar. O encontro ocorreu no auditório da UNOESC, no bairro Seminário, e teve como público alvo os gestores das instituições municipais, estaduais, particulares e universidades.
O Plano de Contingência (PlanCon-Edu/Agravi), articulado pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação em colaboração com as forças de segurança, bombeiros, saúde, assistência social, defesa civil e demais membros da equipe técnica, tem por objetivo pensar estratégias de prevenção e estabelecer procedimentos que devem ser seguidos em caso de alguma ameaça natural, como tempestades ou alagamentos; ameaça tecnológica, a exemplo de acidentes por vazamento de produtos químicos ou incêndios; ou ainda, ameaça social, como riscos relativos à condição humana, a exemplo de ataques à escolas, entre outras hipóteses.
Luciana Balbinot Paludo, representante do Sindicato das Escolas Particulares no Comitê Regional da AMOSC, prestigiou o momento e comentou sobre a importância do mesmo. “Eu penso que a oportunidade que nós estamos tendo de trabalhar na prevenção e pensar antecipadamente é muito importante. Primeiramente, pelo fato de reunir agentes de todos os segmentos, para trabalharmos juntos e unir forças para pensar como fazer a prevenção de riscos e ampliar os conhecimentos sobre os protocolos. Afinal, o conhecimento é uma defesa para tudo, é uma força”, explicou.
Para Walter Parizotto, Diretor da Defesa Civil de Chapecó, é necessário estarmos preparados para enfrentar os riscos, mesmo que eles não aconteçam, eles existem. “A gente sempre acha que as coisas não acontecem conosco, não é verdade? E para desmistificar esse senso comum, é que estamos aqui hoje. Queremos divulgar informações sobre os riscos que existem nas diversas situações do cotidiano escolar e instrumentalizar professores e alunos para agirem corretamente, caso algum sinistro aconteça. O grande objetivo da segurança não é você atuar, é você estar preparado”, disse.
A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, enfatizou a relevância do Plano de Contingência e do próprio Comitê de Segurança nas Escolas. “Precisamos dar subsídios às nossas equipes e também aos estudantes para que atuem sempre da melhor maneira frente a qualquer situação adversa. Por isso, organizamos junto com as demais entidades que compõem o Comitê essa manhã para compartilhar informações e traçar estratégias eficazes na prevenção de ameaças”, comentou.
Crédito: Texto e Imagens / Assessoria PMC