quinta-feira , 25 setembro 2025
Home / Chapecó / Chapecó Conquista Quarta Colocação Parajasc

Chapecó Conquista Quarta Colocação Parajasc

Encerrou neste domingo (21), na cidade de Lages, a 18ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). O município de Chapecó somou 16 pontos e finalizou a competição na quarta colocação geral. No quadro de medalhas, Chapecó conquistou um total de 113 medalhas, sendo 29 de ouro, 37 de prata e 47 de bronze.
No Segmento Deficiente Auditivo (DA), Chapecó somou 44 pontos e finalizou na terceira colocação, tendo conquistado o troféu de campeão no atletismo masculino e no bocha feminino. Já o atletismo feminino conquistou o troféu de segundo lugar. No quadro de medalhas do DA, foram 20 no total, sendo 4 de ouro, 7 de prata e 9 de bronze.
No Segmento Deficiente Intelectual (DI), Chapecó também finalizou na terceira colocação, somando 29,5 pontos. O município conquistou um troféu de segundo lugar no bocha masculino e dois troféus de terceiro lugar, no basquetebol masculino e no atletismo feminino. No quadro de medalhas, foram 20 no total, sendo 6 de ouro, 7 de prata e 7 de bronze.
No Segmento Deficiente Físico (DF), a classificação final de Chapecó foi em quarto lugar, somando 48 pontos. Foram dois troféus de primeiro lugar: um na bocha andante feminino e outro no handebol em cadeira de rodas. No tênis de mesa feminino, Chapecó conquistou o troféu de segundo lugar e, na bocha cadeirante masculino, o troféu foi de terceiro lugar. No quadro de medalhas, foram 45 no total, sendo 12 de ouro, 16 de prata e 17 de bronze.
No Segmento Deficiente Visual (DV), Chapecó somou 42 pontos e finalizou na quarta colocação. Na bocha masculina, o município conquistou o troféu de campeão. No ciclismo masculino, Chapecó finalizou em segundo, e no atletismo masculino e feminino e bocha feminino, o troféu foi de terceiro lugar. No quadro de medalhas, foram 28 no total, sendo 7 de ouro, 7 de prata e 14 de bronze.
Somando os pontos dos quatro segmentos, o município de Chapecó finalizou na quarta colocação geral, com 16 pontos. Foram 5 pontos no DA, 5 no DI, 3 no DF e 3 no DV. Joinville foi campeão com 42 pontos, Itajaí finalizou em segundo com 24 pontos e Blumenau em terceiro com 18 pontos.
O Secretário de Esportes e Juventude, Agnaldo Veriato Pereira, destacou a importância da participação de Chapecó na competição, especialmente pela inclusão do Parajasc no município. “O que podemos perceber é que alguns municípios estão investindo fortemente no Parajasc, trazendo atletas de fora. No entanto, seguimos com nossa filosofia de inclusão dos atletas locais no esporte”, afirmou. Ele também ressaltou que Chapecó fez avanços significativos na estrutura de alimentação e transporte para os jogos, proporcionando maior conforto aos atletas. Para 2026, Pereira anunciou que os Parajasc serão realizados em Chapecó, e em conjunto com o Centro de Referência Paralímpico “Vamos realizar uma capacitação maior para os professores e trabalhar para que os atletas possam melhorar seus índices e alcançar melhores resultados”, finalizou.
A coordenadora do Centro de Referência Paralímpico de Chapecó, Simone Batista, comentou: “A nossa participação neste Parajasc foi muito intensa e valiosa. Sentimos que nossos atletas, além de competir por medalhas, estavam orgulhosos em estar representando Chapecó. O paradesporto está cada vez mais buscando a inclusão, o respeito e o reconhecimento através do esporte.”

 

Crédito: Texto e Imagens / Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Secretaria de Educação recebe representantes do município de Três Palmeiras

A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Chapecó, recebeu, nesta ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.