sexta-feira , 26 setembro 2025
Home / Destaque / Boa notícia para o setor pesqueiro catarinense
Barco de pesca Foto: Secom/Divulgação

Boa notícia para o setor pesqueiro catarinense

Para reduzir os custos operacionais e assegurar a competitividade das atividades da pesca em Santa Catarina, o Governo do Estado garantiu incentivo fiscal para uma cota de até 64,5 milhões de litros de óleo diesel destinados a embarcações pesqueiras catarinenses em 2025.

Serão beneficiadas 491 embarcações, representadas por seis entidades de diferentes regiões do estado. A previsão de consumo foi definida com base em informações do Ministério da Pesca e Aquicultura.

A medida, na prática, zera a cobrança do ICMS para o combustível que é usado pelos pescadores catarinenses. Sem o imposto, o diesel fica mais barato, haja vista que já no próximo dia 1, o combustível tende a sofrer aumento, esta realmente é uma boa notícias para os profissionais do setor.

Santa Catarina tem cerca de 25,8 mil pescadores profissionais e concentra a maior frota pesqueira do Brasil (32%). As empresas catarinenses que atuam no setor são responsáveis por mais de 12 mil empregos.

Novo presidente da Fecam

Topazio Neto
Foto: PMF/Divulgação

Com chapa única, Topázio Neto (PSD) deve ser eleito o novo presidente da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), na próxima sexta-feira, 31. Ele já tinha o apoio do prefeito de São José, Orvino Coelho (PSD) e recebeu, no último sábado, 26, a benção de João Rodrigues, do mesmo partido. Isto sem falar no apoio do governador Jorginho Mello (PL). É, para quem chegou a pouco tempo na política, Topázio vem se desenvolvendo muito bem.

No início do mês, alguns nomes ainda foram apresentados para assumir o cargo, mas em consenso, os partidos decidiram por deixar a função para o prefeito da Capital, que contará com o prefeito de São Domingos, Márcio Grosbelli (PP) como 1º vice-presidente e Estêner Soratto (PL), de Tubarão, como 2º vice.

Aumento

Preparem os bolsos, porque a partir de sábado a gasolina e o diesel irão aumentar em todos os estados brasileiros. O reajuste será de R$ 0,10 para o primeiro, ficando o diesel com um aumento de R$ 0,6, reflexo do aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). E o efeito deverá ser sentido em todos os setores, já que com o aumento do combustível, a tendência é que aumente também o preço das mercadorias, já que o custo de transporte é embutido no valor final.

Notificados

Após tomar conhecimento de diversas reclamações de consumidores, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) notificou a Celesc para que preste esclarecimentos acerca de possíveis falhas na prestação de serviços. A demora na entrega das faturas mensais e a dificuldade na resolução das demandas recebidas pelo novo sistema on-line e nas unidades de atendimento presencial estão entre os pontos de destaque. Um procedimento administrativo foi instaurado para fiscalizar e acompanhar as providências por parte da empresa, que terá 10 dias para responder aos questionamentos.

O MPSC também notificou o Procon Estadual de Santa Catarina para que informe, no prazo de 20 dias, se tem algum procedimento administrativo visando conhecer quais providências já foram adotadas.

Suspenso

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) suspendeu o processo seletivo para as funções temporárias de administrador, advogado, contador, controlador interno, fiscal de tributos, agente comunitário de saúde, fiscal sanitário, fiscal de obras e posturas, entre outras, no quadro de pessoal de São Miguel do Oeste. A decisão teve como base o relatório da Diretoria de Atos de Pessoal (DAP) que verificou que o processo seletivo contempla funções permanentes da administração pública e que não há no edital a situação de excepcional interesse público que embase esse lançamento.

Novos Caminhos

Cinco estados já adotaram e 11 estão em tratativas para implantar o Programa Novos Caminhos, criado em Santa Catarina em 2013 para levar saúde, educação e formação profissional a crianças, adolescentes e jovens de serviços de acolhimento.

O processo de nacionalização se intensificou a partir de março de 2024, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por reconhecer a transformação na vida dos jovens, assinou resolução que aconselha que todos os estados do país adotem o programa.

Desde a criação, o Novos Caminhos já atendeu 7,5 mil crianças, adolescentes e jovens, que foram enviados aos lares provisórios, pela Justiça, por medida de proteção, porque em casa enfrentavam problemas como violência doméstica, morte dos pais ou abandono dos responsáveis. O programa foi criado em parceria entre Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e Associação Catarinense de Magistrados (AMC).

Eleito

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina elege neste sábado, dia 1º, a nova mesa diretora que vai comandar os trabalhos no Poder Legislativo nos próximos dois anos. A escolha será feita durante sessão preparatória prevista para iniciar às 14h, no Plenário Osni Régis. Contudo, a eleição será em chapa única, com a vitória certa do deputado Júlio Garcia (PSD), que ocupará, pela quarta vez, o cargo.

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes
Contato peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Chapecó ganha quatro troféus em premiação de cidades inteligentes em São Paulo

A Prefeitura de Chapecó ganhou mais troféus no Connected Smart Cities, que está sendo realizado, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.