As instituições de ensino da Rede Municipal receberam as famílias para a Assembleia de Pais, no último sábado (22). Durante o momento, foram abordados assuntos relacionados ao regimento escolar, Projeto Político Pedagógico (PPP), horários de funcionamento, meios oficiais de comunicação e esclarecimentos de dúvidas.
Cada instituição é responsável por organizar as pautas e estabelecer no calendário o momento em que as famílias serão recebidas para dialogar sobre a organização do ano letivo, assim, ao longo do mês de março, também serão realizados esses encontros. Desta forma, é importante que os responsáveis fiquem atentos aos grupos da turma que seus filhos estudam e às redes sociais dos respectivos espaços educativos.
“A primeira Assembleia de Pais do ano é importante porque a gente fala todo o regimento da escola, como acontece o processo de ensino-aprendizagem, a questão de PPP, calendário. É um momento onde as famílias também trazem as opiniões delas e contribuem com o espaço, com a instituição”, explicou a gestora do CEIM Projeto Minha Gente, Patrícia Faria de Lima.
“Acredito que a assembleia é muito importante para nós, pais, sabermos das ações que a instituição educativa promove. É uma oportunidade para ficarmos por dentro do que nossos filhos realizam no espaço, as atividades e também os compromissos que precisamos assumir como família para contribuir na educação deles”, disse Cristiane Müller, mãe de Alice Welter, do Centro de Educação Infantil Municipal Projeto Minha Gente.
Astrit Tozzo, Secretária de Educação, também comentou sobre a importância do momento. “Nossas equipes começam a trabalhar em janeiro para organizar os espaços e poder receber os estudantes. Por isso, é muito importante essa conversa com as famílias para alinhar as regras da instituição educativa, os deveres de cada um, conhecer os espaços de aprendizado, o PPP e também os profissionais que ali atuam”, disse.
Fonte: Assessoria PMC