A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde de Chapecó anuncia a implementação do serviço de motolâncias, uma importante inovação no atendimento de urgência e emergência no município. As motolâncias são motocicletas adaptadas e equipadas com recursos de suporte básico de vida, possibilitando resposta rápida em situações críticas, principalmente em locais de difícil acesso e de grande fluxo de veículos. A entrega oficial das motolâncias ocorreu no dia 25 de setembro, às 8:30 h, na Base da Unidade Avançada, localizada na Rua Porto Alegre.
Para atuar no serviço, que será das 7h às 19h, foram selecionados quatro técnicos de enfermagem, que atenderam a critérios específicos e passaram por cursos de capacitação, incluindo Direção Defensiva em Veículos de Emergência e Pilotagem Defensiva para Motocicletas, ministrado pela Polícia Rodoviária Federal. O município investiu na aquisição de equipamentos de proteção individual e materiais indispensáveis para o pleno funcionamento das motolâncias, em conformidade com a Instrução Normativa nº 004/2022, que regulamenta o serviço. Foram adquiridos DEA (desfibrilador externo automático), rádios intercomunicadores, uniformes padronizados, capacetes adequados, mochilas no padrão do Atendimento Pré-Hospitalar, equipamentos de proteção individual e itens de segurança operacional, totalizando um investimento aproximado de R$20.000,00.
Exclusivamente neste serviço, atuarão quatro técnicos de enfermagem, concursados pela Secretaria de Saúde de Chapecó, que estarão dedicados integralmente ao atendimento de urgência por meio das motolâncias, o que reforça o compromisso da gestão municipal com a qualidade e a agilidade no atendimento à população.
Segundo o secretário de Saúde, João Lenz Neto, a implementação das motolâncias “representa um avanço significativo para a rede de urgência e emergência, garantindo mais rapidez no atendimento e ampliando a capacidade de resposta em situações críticas”.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou que a iniciativa “demonstra o compromisso da Administração Municipal em modernizar os serviços de saúde, investindo em inovação e segurança para proteger vidas e atender cada vez melhor a população chapecoense”.
Com a chegada das motolâncias, Chapecó avança na modernização e qualificação da rede de urgência e emergência, garantindo mais agilidade, segurança e eficiência no cuidado à vida.
Crédito: Texto e Imagens / Assessoria PMC