quinta-feira , 25 setembro 2025
Home / Chapecó / Festival de Teatro de Chapecó:“É hora da gente rever nossa humanidade”, diz Guilherme Leme sobre espetáculo que abre o Festival

Festival de Teatro de Chapecó:“É hora da gente rever nossa humanidade”, diz Guilherme Leme sobre espetáculo que abre o Festival

O Festival de Teatro de Chapecó 2025 abre sua programação nesta segunda-feira (15), às 20h, no Teatro Municipal do Centro de Eventos, com o espetáculo “O Estrangeiro_Reloaded”, estrelado por Guilherme Leme e dirigido por Vera Holtz. A sessão está marcada para às 20h30, logo após a abertura oficial.
Inspirado no romance de Albert Camus, o monólogo revisita a trajetória de Meursault, personagem que encara o absurdo da vida e as consequências de seus atos. Para o ator, revisitar essa obra hoje é um convite à reflexão.
“Esse texto foi escrito na época da Segunda Guerra Mundial. Ele questiona o que é ser humano num mundo em guerra. Infelizmente, em 2025 estamos novamente diante de um planeta em guerra; Rússia e Ucrânia, Israel e Gaza, conflitos na África. Eu acho que é hora da gente rever nossa humanidade, qual é o papel do humano, qual é o papel da construção filosófica do momento”, afirmou Guilherme Leme.
Apresentações fora das capitais
O ator também destacou a importância da circulação cultural pelo país e o papel de políticas públicas para viabilizar apresentações fora do eixo Rio-São Paulo. “Todo artista quer fazer o Brasil inteiro quando tem uma obra. É muito importante que os governos tenham esse olhar: a cultura precisa ser subsidiada, porque ela é uma necessidade do povo”, disse.
O presidente da Associação Chapecoense de Grupos e Artistas de Teatro (Acate) reforçou a relevância da abertura. “Trazer um espetáculo dessa envergadura para Chapecó coloca o público em contato com obras de alcance universal e mostra a força que o festival conquistou no cenário cultural do nosso estado”, destacou.
Sobre a chegada a Chapecó, Leme foi só elogios. “Tudo aqui é grande: os prédios, as ruas largas. Estou achando uma maravilha. Do hotel já atravesso a rua e estou no teatro. Ainda vou rodar a cidade, mas estou achando incrível”, comentou.
Programação
O Festival de Teatro de Chapecó segue até o dia 20 de setembro, com espetáculos em diferentes espaços da cidade, como o Centro de Eventos, Sesc e Céu das Artes. Toda a programação é gratuita, com retirada de ingressos no local, uma hora antes das apresentações. A agenda completa pode ser conferida nas redes sociais da Prefeitura.
O festival é uma realização da Prefeitura de Chapecó, em convênio com a Acate, com apoio institucional da Udesc e do Sesc.
O secretário de Cultura de Chapecó, Fellipe de Quadros, destacou que nesta edição foram buscadas parcerias para que o festival pudesse ser ampliado.
“A Prefeitura de Chapecó investe em asfalto mas também investe em Cultura. Nossos espaços culturais foram revitalizados e temos apoiado e valorizado os artistas locais. Toda semana temos inúmeros eventos na cidade. Chapecó é uma cidade que se desenvolve e o cenário cultual tem acompanhado esse crescimento”, disse Fellipe.

Crédito: Texto e Imagens / Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Secretaria de Educação recebe representantes do município de Três Palmeiras

A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Chapecó, recebeu, nesta ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.