sábado , 27 setembro 2025
Home / Chapecó / EBM Olímpio Corrêa Figueiró realiza ‘Café Literário’

EBM Olímpio Corrêa Figueiró realiza ‘Café Literário’

Os estudantes de 6º ano ao 9º ano, sob supervisão das professoras de Língua Portuguesa, Catiane Fatima Lanzarin e Rosana Bárbara Trierveiler, realizaram mais uma edição do tradicional “Café Literário” que ocorre todos os anos na EBM Olímpio Corrêa Figueiró.
A professora Catiane explicou o objetivo do projeto. “No início do ano, todos nós, professores e equipe gestora, estruturamos um cronograma de leitura semanal; os estudantes escolheram livros na biblioteca para ler e, a cada semana, o momento de leitura das obras escolhidas acontece durante uma aula diferente. Essa dinâmica envolve a todos, estudantes e professores”, explicou.
Além disso, a professora comentou quais são as expectativas dela como professora de Língua Portuguesa ao longo da realização da proposta, expressando a sua paixão pela literatura e o incentivo constante para que seus alunos desenvolvam o hábito e o gosto pela leitura. “O projeto contribui para que os estudantes conheçam novas palavras, aprimorem a interpretação de textos, a compreensão e a oralidade, bem como, desenvolvam o senso crítico, tornando-se cidadãos de sucesso dentro e fora da escola”, completou Catiane.
Milena Pederssetti Machado e Lucas Efraim da Silva Lisbôa, da turma de 7º ano, comentaram suas experiências como participantes do ‘Café Literário’. “Foi uma experiência única, pois a gente saiu um pouco da rotina das aulas. Foi muito importante participar do Café Literário, principalmente, contar a história para os colegas porque esse ano tem também o projeto da oratória, e aproveitei para treinar o falar em público”, disse Milena. Para Lucas, o momento da apresentação também foi muito valioso. “Achei legal porque quando a gente está apresentando, a gente procura falar melhor, mostrar o que a gente conseguiu aprender com o livro. Eu me esforcei para ser claro na apresentação a fim de que os meus colegas conseguissem entender o que eu vi e senti no livro que escolhi” afirmou ele.
“Na escola, quando a leitura é parte do cotidiano, os estudantes aprendem mais e se preparam melhor para vida em sociedade. Parabenizo toda a equipe da escola pela iniciativa e desenvolvimento deste projeto tão importante” afirmou a Secretária de Educação, Astrit Tozzo.

Crédito: Texto e Imagens / Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Alargamento da Rua Uruguai já está com pavimentação concluída

A Prefeitura de Chapecó vem realizando o alargamento de várias ruas, com o objetivo de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.