sábado , 27 setembro 2025
Home / Destaque / Semana decisiva pode mudar os rumos da Educação no Estado
Luciane Ceretta e Jorginho Foto: Secom/Divulgação

Semana decisiva pode mudar os rumos da Educação no Estado

A semana deverá ser decisiva a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, que deve decidir se aceitará, ou não, a proposta de assumir a Secretaria Estadual de Educação. A resposta deverá ser dada exclusivamente ao governador Jorginho Mello, assim que ele voltar de sua missão aos Estados Unidos, no próximo dia 17. O secretário Aristides Cimadon se afasta para cuidar da saúde e deixa algumas pontas abertas na pasta que precisam ser sanadas.

Segundo Ceretta, alguns fatores são fundamentais e interferem na sua decisão. Porém, dentre todos, o que está mais acertado e tranquilo, seria a sua substituição, onde a atual vice-reitora Gisele Coelho Lopes passaria a ser a reitora em exercício da Unesc.

Outros fatores como o apoio do corpo dos reitores da Acafe e da comunidade acadêmica, além do aceite da sua equipe de confiança, o qual ela levaria para a Educação, ainda estão pendentes. São questões que devem ter um peso significativo na decisão de Luciane, a ser tomada ainda nesta semana.

Outro fator importante, que a reitora da Unesc terá que avaliar, são os próprios desafios que lhe esperam, caso decida comandar uma das maiores e mais importantes pastas do governo Jorginho.

Apesar do grande protagonismo de Ceretta frente à criação do programa Universidade Gratuita e do Fumdesc, eles se tornam pequenos diante dos entraves da gestão da educação que envolvem, por exemplo, a estrutura das escolas, o fortalecimento da educação básica e a gestão do ensino médio. São um contingente de situações, os quais, Luciane Ceretta deve pesar na balança, para então tomar a decisão.

A proposta é tentadora e caso aceite, Ceretta terá muitos desafios pela frente mas, que também lhe renderão uma grande projeção estadual, com o seu nome à frente da pasta da Educação. Porém, pode ainda, escolher dar continuidade ao seu projeto como reitora e completar seu terceiro mandato. Caso aceite o convite do governador, Luciane precisará se licenciar da reitoria da universidade. Ela foi reeleita como reitora em março, com uma votação histórica de 11.228 votos.

Luciane Carminatti
Foto: Asses. Comunicação/Divulgação

Carminatti quer a presidência do PT

Com a defesa da reunificação e do fortalecimento do Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina, a deputada estadual Luciane Carminatti registrou sua candidatura à presidência da maior sigla de esquerda no Estado. Mulher, defensora da educação, vereadora e deputada por vários mandatos, com expressivo número de votos em cada pleito, Luciane é hoje um dos principais nomes da sigla.

Luciane decidiu pela candidatura após reivindicação de lideranças dos municípios e de um conjunto de forças dentro do próprio PT, que confiam na deputada para fortalecer o diálogo, construir a reeleição do presidente Lula e um projeto para Santa Catarina com o nome de Décio Lima para governador em 2026. O registro de candidaturas encerra nesta sexta-feira, 9 de maio, e a votação será dia 6 de julho.

Missão internacional

A vice-governadora Marilisa Boehm está comandando o Estado até o próximo dia 17. O governador Jorginho Mello está em missão internacional nos Estados Unidos, para apresentar a economia catarinense para investidores estrangeiros.
A comitiva catarinense liderada por Jorginho iniciou a semana no SC Day in New York, durante a tradicional Brazilian Week, e em reuniões no Banco Mundial e outras instituições. Junto com ele, estão os secretários Cleverson Siewert (Fazenda), Paulo Borhausen (Articulação Internacional), Beto Martins (Portos, Aeroportos e Ferrovias), o diretor de atração de investimentos da Invest SC, Rodrigo Prisco, e lideranças empresariais catarinenses.

Abrasel

A empresária Juliana Debastiani, primeira mulher a presidir a Abrasel SC, foi reeleita para continuar à frente da entidade pelos próximos três anos. Entre os objetivos da nova gestão está a ampliação da presença pelo estado, com o fomento dos núcleos regionais, e o trabalho pelo restabelecimento do setor de alimentação fora do lar, que ainda sofre com os efeitos da pandemia. O novo Conselho da Abrasel SC tomou posse em uma cerimônia realizada na noite da última quarta-feira (7), na Cantina Zabot, em São José.
Entre as prioridades da gestão, está a continuidade do programa “Abrasel em Movimento”, que leva a entidade para as diferentes macrorregiões de Santa Catarina, permitindo uma maior proximidade com os empresários locais e a promoção de ações mais alinhadas à realidade de cada região.

Empresa Cidadã

As inscrições para o Prêmio Empresa Cidadã 2025, promovido pela ADVB/SC, foram prorrogadas até o dia 16 de maio. A premiação reconhece projetos de destaque nas áreas ambiental, social, cultural e do terceiro setor, desenvolvidos por empresas, ONGs e associações catarinenses. Os interessados podem inscrever seus cases pelo site www.advbsc.com.br, apresentando iniciativas com impacto positivo e sustentável na sociedade. “O prêmio é uma grande oportunidade para dar visibilidade a essas iniciativas e inspirar novas ações”, destaca o presidente da ADVB/SC, Ricardo Barbosa Lima.

Transformação Digital

O Sebrae/SC e a Bigin Zoho realizam, entre os dias 12 e 16 de maio, a 8ª edição da Semana da Transformação Digital, a Semana TD, evento online e gratuito. A programação contará com 20 palestras, trazendo as principais tendências em digitalização para impulsionar a competitividade e a inovação das micro e pequenas empresas no Brasil. Entre os temas abordados estão inteligência artificial, automação, e-commerce, marketing digital, uso de dados e segurança cibernética. A programação completa e as inscrições estão no http://sebrae.sc/semanatd.A expectativa é atrair mais de 30 mil inscritos em todo o Brasil. As palestras serão realizadas em quatro horários fixos ao longo do dia: 11h, 15h, 17h e 19h.

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Alargamento da Rua Uruguai já está com pavimentação concluída

A Prefeitura de Chapecó vem realizando o alargamento de várias ruas, com o objetivo de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.