sábado , 27 setembro 2025
Home / Chapecó / Professora de Arte da Educação Infantil propõe trabalho com tintas naturais

Professora de Arte da Educação Infantil propõe trabalho com tintas naturais

No Centro de Educação Infantil Cantinho da Imaginação, a professora de Arte Luciane Lippert Gonçalves propôs para a turma de pré-escola uma vivência relacionada ao uso das tintas naturais e dos elementos da natureza a partir da obra do artista Vincent Van Gogh.
Luciane comentou como surgiu a ideia para desenvolver a atividade. “Trabalhamos o que é a Arte e a sua contribuição para que as pessoas possam se expressar desde a antiguidade. Foi no brincar de desenhar com a turma, que pensei em introduzir o estudo das cores a partir das obras de Van Gogh que trazem os elementos da natureza e cores expressivas”, disse.
A professora explicou ainda que a escolha do tema está embasada na proximidade das crianças com a natureza e do interesse delas em interagir com as plantas e árvores com as quais têm um contato privilegiado no espaço educativo. “Aqui no CEIM as crianças têm acesso a uma área verde privilegiada, e essa proximidade fez despertar o interesse delas pela obra os girassóis de Vang Gogh, que elas escolheram para fazer uma releitura, após ouvirem a história do artista. Além disso, comentei com eles sobre as diferenças entre as cores naturais e aquelas fabricadas artificialmente, bem como os benefícios de usar tintas naturais”, completou ela.
Vitor Hugo Cella, que participou da proposta, comentou sobre o que aprendeu. “A professora fez as tintas naturais utilizando cola, água e elementos da natureza como o café para fazer a tinta marrom, açafrão para fazer a tinta amarela e erva-mate para para fazer a tinta verde”, disse ele. As colegas Isabella Vallandro Klaus e Mariah Boff Favaretto complementaram. “Na aula nós aprendemos sobre a vida do Van Gogh e conhecemos algumas obras dele. A minha preferida foi a dos girassóis”, disse Isabella. Para Mariah, o momento da pintura foi o mais especial. “Nós aprendemos sobre a história do artista, depois desenhamos a obra escolhida por nós para fazer a releitura e por fim, fizemos a pintura dos nossos desenhos utilizando as tintas naturais. Essa parte foi a minha favorita”, contou ela.
O componente curricular de Arte na Educação Infantil foi introduzido na Rede Municipal de Chapecó em 2023 e desde então, várias vivências maravilhosas foram propostas às crianças, conforme Astrit Tozzo, Secretária de Educação. “Em 2023, o nosso Currículo da Educação Infantil passou a contar com o ensino de Arte e Língua Inglesa com professores habilitados. Desde então, muitos trabalhos repletos de criatividade, que expressam o olhar das crianças sobre o mundo, têm sido realizados” disse Astrit Tozzo.

Crédito: Texto e Imagens / Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Alargamento da Rua Uruguai já está com pavimentação concluída

A Prefeitura de Chapecó vem realizando o alargamento de várias ruas, com o objetivo de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.