sábado , 27 setembro 2025
Home / Chapecó / Comitê Municipal de Segurança nas Escolas realiza reunião com gestores

Comitê Municipal de Segurança nas Escolas realiza reunião com gestores

Na manhã desta terça-feira (15), os integrantes do Comitê Municipal de Segurança nas Escolas de Chapecó promoveram uma importante reunião para esclarecimento dos protocolos de ação em situações adversas no cotidiano escolar. O encontro ocorreu no auditório da UNOESC, no bairro Seminário, e teve como público alvo os gestores das instituições municipais, estaduais, particulares e universidades.
O Plano de Contingência (PlanCon-Edu/Agravi), articulado pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação em colaboração com as forças de segurança, bombeiros, saúde, assistência social, defesa civil e demais membros da equipe técnica, tem por objetivo pensar estratégias de prevenção e estabelecer procedimentos que devem ser seguidos em caso de alguma ameaça natural, como tempestades ou alagamentos; ameaça tecnológica, a exemplo de acidentes por vazamento de produtos químicos ou incêndios; ou ainda, ameaça social, como riscos relativos à condição humana, a exemplo de ataques à escolas, entre outras hipóteses.
Luciana Balbinot Paludo, representante do Sindicato das Escolas Particulares no Comitê Regional da AMOSC, prestigiou o momento e comentou sobre a importância do mesmo. “Eu penso que a oportunidade que nós estamos tendo de trabalhar na prevenção e pensar antecipadamente é muito importante. Primeiramente, pelo fato de reunir agentes de todos os segmentos, para trabalharmos juntos e unir forças para pensar como fazer a prevenção de riscos e ampliar os conhecimentos sobre os protocolos. Afinal, o conhecimento é uma defesa para tudo, é uma força”, explicou.
Para Walter Parizotto, Diretor da Defesa Civil de Chapecó, é necessário estarmos preparados para enfrentar os riscos, mesmo que eles não aconteçam, eles existem. “A gente sempre acha que as coisas não acontecem conosco, não é verdade? E para desmistificar esse senso comum, é que estamos aqui hoje. Queremos divulgar informações sobre os riscos que existem nas diversas situações do cotidiano escolar e instrumentalizar professores e alunos para agirem corretamente, caso algum sinistro aconteça. O grande objetivo da segurança não é você atuar, é você estar preparado”, disse.
A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, enfatizou a relevância do Plano de Contingência e do próprio Comitê de Segurança nas Escolas. “Precisamos dar subsídios às nossas equipes e também aos estudantes para que atuem sempre da melhor maneira frente a qualquer situação adversa. Por isso, organizamos junto com as demais entidades que compõem o Comitê essa manhã para compartilhar informações e traçar estratégias eficazes na prevenção de ameaças”, comentou.

Crédito: Texto e Imagens / Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Alargamento da Rua Uruguai já está com pavimentação concluída

A Prefeitura de Chapecó vem realizando o alargamento de várias ruas, com o objetivo de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.