sexta-feira , 26 setembro 2025
Home / Educação / Escolas Municipais contam com Cantinho da Leitura para auxiliar na Alfabetização
Fotos: Diego de Bastiani/SEDUC

Escolas Municipais contam com Cantinho da Leitura para auxiliar na Alfabetização

 

A etapa de alfabetização e letramento é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Desta forma, as escolas municipais de Chapeco, organizaram nas suas dependências cantinhos de leitura, sejam eles dentro das salas de aula que atendem as turmas de 1º e 2º anos ou espaços de leitura coletiva. Além disso, algumas instituições contam com carrinhos de leitura, que permitem a circulação de obras literárias diversificadas entre os estudantes.
A professora regente Eliane Mônica Segheto, do 2º ano, da EBM Vila Real, comentou que realizou pesquisas no início do ano letivo com o objetivo de montar um Cantinho da Leitura em sala de aula, que fosse atrativo e funcional para o cotidiano. “Minha preocupação era organizar um espaço aconchegante e atrativo, que despertasse a curiosidade das crianças e que fosse acessível tão logo terminassem as atividades da aula. Assim, não é preciso aguardar o dia agendado na semana para escolher as obras ou trocá-las, tornando a leitura um hábito diário para eles e os resultados disso já são visíveis”, comentou.
Além disso, a professora destacou que junto ao cantinho da leitura desenvolve o projeto sacola viajante, que contribui para estimular que a leitura aconteça em casa também, junto com as famílias. “Uma vez por semana, fazemos o sorteio para definir quem levará a sacola para casa, que contém um livro e uma ficha de leitura para ser lido com a família. É um momento de muita expectativa para as crianças, pois sabem que ao retornarem para a escola poderão apresentar a história lida para os colegas”, complementou.
As estudantes Maria Luiza Casagrande e Luiza Riva Padilha falaram sobre as próprias experiências com os projetos. “O Cantinho da Leitura é especial para mim porque a gente pode viajar junto com os livros e melhorar a nossa leitura. Dos livros disponíveis, o meu favorito é a mala maluca” disse Maria Luiza. Com relação à sacola viajante, Luiza comentou o motivo de sua alegria em poder levá-la para casa. “Eu não tenho muitos livros em casa, então poder levar a sacola viajante com um livro diferente todas as vezes, além de poder ler as histórias junto com a minha família me deixa muito feliz”, completou ela.
Para a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, cada escola teve autonomia para organizar um espaço que melhor atendesse o objetivo pedagógico traçado pelas equipes gestoras em conjunto com os professores alfabetizadores. “Os relatos da professora e das crianças nos enchem de satisfação, pois nosso trabalho é árduo e buscamos sempre contribuir da melhor forma possível com as nossas escolas e os nossos profissionais, a fim de que Chapecó continue se destacando na alfabetização e sendo exemplo para outras cidades de Santa Catarina e do Brasil”, finalizou.

 

Fonte: Imprensa/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Fast fashion, consumo e sustentabilidade viram tema de estudo na EBM Neiva Costella

Na EBM Neiva Maria Andreatta Costella, as turmas do 3º e 4º ano estão desenvolvendo ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.