sábado , 27 setembro 2025
Home / Chapecó / Chapecó amplia programa Mão Amiga com inauguração de Unidade de Acolhimento
Foto: Leandro Schmidt/PMC

Chapecó amplia programa Mão Amiga com inauguração de Unidade de Acolhimento

A Prefeitura de Chapecó inaugurou na manhã desta quinta-feira (11) a  Unidade de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua, que vai ampliar os serviços do programa Mão Amiga.
A unidade, situada na linha Tafona, situada a 9km do Centro de Chapecó, tem vinte mil metros quadrados de área e foi adquirida de uma igreja, por R$ 2,7 milhões, Há alojamento para 148 pessoas, com alas masculina e feminina, espaço para refeitório, cozinha, chuveiros, banheiros, auditório, campo de futebol, piscina e horta.
“Estamos ampliando o programa Mão Amiga, que é uma política pública que é modelo para o país. Nos retiramos as pessoas das ruas, da dependência química, estamos pagando tratamento e reencaminhando para convívio familiar e emprego. Estamos recuperando pessoas que praticamente estavam cometendo suicídio no mundo das drogas. Estamos libertando essas pessoas da escravidão das drogas e dando oportunidade de uma nova vida. E estamos lançando o programa Frentes de Trabalho do Programa Mão Amiga, onde vamos capacitar as pessoas e dar um kit de utensílios para que já possam trabalhar”, disse o prefeito João Rodrigues.
Ryan Cardoso, de 32 anos, é um exemplo que estava no mundo das drogas. Ele foi usuário durante seis anos. “Larguei o emprego, não tinha mais propósito de vida, até que em 2024, com auxílio de familiares, entramos em contato com a Prefeitura para pedir auxílio ao programa Mão Amiga. Fiquei nove meses numa comunidade terapêutica em Gramado-RS e agora estou trabalhando na Prefeitura, dentro do programa Frentes de Trabalho. Agora quero voltar a estudar”, disse Ryan.
O secretário da Família e Proteção Social, Luciano Hüning, disse que as pessoas que serão encaminhadas para a unidade vão passar por uma triagem, receberão alimentação, banho e alojamento.
“Quem quiser sair pode sair a qualquer momento. Mas nós vamos oferecer meio salário mínimo para que fiquem no local, fazendo atividades de jardinagem,  trabalhando na horta e fazendo algum dos cursos que vamos oferecer, que fazem parte do Programa Oportuniza Chapecó. Temos cursos na área de construção civil, cabeleireiro, serigrafia, mecânica, entre outros”, disse Hüning.
A diretora de Acolhimento e Apoio de Dependentes Químicos, Paula Gai, informou que desde seu início, em 2022, o programa já atendeu 551 pessoas, com encaminhamentos para clínicas de desintoxicação e comunidades terapêuticas. Destas, 269 estão bem, retornando ao convívio familiar e emprego. Outras 98 estão em tratamento. Apenas cerca de 40 pessoas ainda permanecem em situação de rua e estão sendo monitorados.
O presidente da Câmara de Vereadores, Claimar de Conto, elogiou o programa e disse que por isso o Legislativo aprovou as medidas.
O presidente do Conselho de Segurança do Município de Chapecó, Márcio Bueno, destacou que o programa tem o apoio do Judiciário, do Ministério Público e das Forças de Segurança. Disse que além da questão social o programa tem impacto na redução de furtos.
Segundo o presidente da Cruz Azul do Brasil, Rolf Hartmann, o programa de Chapecó é algo único no país, levando esperança para as pessoas e oferecendo uma porte de saída das drogas.
Também estiveram presentes no ato o vice-prefeito, Valmor Scolari, a primeira dama, Fabiana Matte Rodrigues, além de autoridades civis e militares.

Fonte: Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Alargamento da Rua Uruguai já está com pavimentação concluída

A Prefeitura de Chapecó vem realizando o alargamento de várias ruas, com o objetivo de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.